12 nov Florianópolis recebe farmacêuticos de todo País
A 401ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi realizada, nos dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Bluee Tree, em Florianópolis, durante o 16º Farmapolis. Na oportunidade, diretores do CFF e conselheiros federais participaram de debates e mesas redondas do maior encontro farmacêutico do Estado de Santa Catarina.
Na abertura da Reunião Plenária, a Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC), Hortência Tierling, destacou a iniciativa dos diretores do CFF em realizar o evento em Florianópolis. Em 50 anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, esta é a primeira vez que o nosso Estado recebe uma Reunião Plenária do CFF. Os debates e encaminhamentos para o fortalecimento da profissão farmacêutica nas mais diversas áreas de atuação são tradição do Farmapolis e, para nós, é um privilégio receber os Conselheiros nas atividades e também propiciar participação dos catarinenses na Plenária. Com a presença dos Conselheiros Federais, esperamos viabilizar uma troca de informações e experiências ainda mais ricas, afirmou.
Paulo Roberto Boff, Conselheiro Federal por Santa Catarina, destacou a importância do debate e da aproximação dos representantes de cada Estado com a academia, profissionais e pesquisadores. Estamos participando de dois eventos que reúnem pessoas que pensam a farmácia em todos os sentidos, seja no âmbito da ciência, na vida acadêmica, no contexto social ou nos seus aspectos políticos, em ambos, o nosso objetivo é discutir os melhores caminhos para a profissão, disse Boff.
Promover a união da categoria é uma das principais bandeiras da gestão de Walter Jorge João à frente do CFF. Quanto mais unidos estivermos, mais forte seremos. Trazer a Plenária do CFF para se integrar ao Farmapolis é uma forma compartilhar o conhecimento, promover o debate sobre o crescimento da profissão e aproximar e unir os farmacêuticos que regem a profissão (Plenário do CFF), os farmacêuticos que ensinam e pesquisam (docentes), os que ainda estudam e os que já atuam nas diversas atividades que a Farmácia proporciona, disse o Presidente do CFF.
Durante dois dias, 27 conselheiros federais de farmácia apresentaram propostas de resolução e votaram processos éticos. As discussões e votações sobre criação ou alteração de resoluções são abertas ao Plenário do CFF, composto por 27 Conselheiros Federais que representam farmacêuticos de todos os Estados brasileiros. Uma vez proclamado o resultado, a decisão do Plenário recebe a forma de Resolução e segue para publicação no Diário Oficial da União.
CFF no Farmapolis – No dia 8 de novembro, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como parte da programação do Farmapolis 2012, foi realizada a mesa redonda A autoridade Técnica do Farmacêutico e a autoridade do Estado Âmbito e Regulação Sanitária, que debateu a necessidade de harmonizar o entendimento legal sobre o exercício profissional e fiscalização sanitária entre os três níveis de vigilância sanitária e os conselhos profissionais. Participaram do debate os farmacêuticos Walter da Silva Jorge João, Presidente do CFF; Norberto Rech, Gerente Geral de Medicamentos da Anvisa; Raquel Ribeiro Bitencourt, Diretora da Vigilãncia Sanitária de Santa Catarina; Alice Portugal, Deputada Federal(PcdoB/BA) e Presidente da Frente Parlamentar da Assistência Farmacêutica, e Célia Chaves, Diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).
A mesa redonda Farmacêuticas e Farmacêuticos do setor público e privado nas redes de atenção à saúde foi realizada no dia 9 de outubro, no auditório Guarapuvu da UFSC, e contou com a participação do Vice-presidente do CFF, Valmir de Santi; do Diretor Adjunto do Departamento de Atenção Básica (DAB/Ministério da Saúde), Alexandre Florêncio, e do Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/Ministério da Saúde), José Miguel do Nascimento Júnior.
O assessor da presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, o assessor técnico, José Luiz Maldonado, e o assessor jurídico, Gustavo Beraldo, participaram de debates e cursos sobre Responsabilidades ética, civil, criminal e sanitária do farmacêutico; Organização do trabalho farmacêutico na atenção primária à saúde; Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição (MIP); Salário, jornada, local de trabalho e carreira do farmacêutico e a oficina prática sobre Uso de dispositivos inalatórios em doenças respiratórias crônicas, ministrada pela assessora técnica do CFF, Josélia Frade. Mais informações e a programação completa da 16ª edição do Farmapolis podem ser acessadas no site http://farmapolis.org.br/2012/
Homenagem – Políticos, dirigentes de entidades farmacêuticas, farmacêuticos e estudantes estiveram presentes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no dia 8 de novembro, durante a Sessão Especial que homenageou personalidades importantes para a luta pela transformação da Farmácia em Estabelecimento de Saúde. O evento foi presidido pelo Deputado Reno Caramori, representando o presidente da Casa, Gelson Merísio.
A Alesc ofereceu placas de honra ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC), Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindifar/Sc), e à Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Também receberam homenagem Marcos Moser, representante do Senador Paulo Bauer (PSDB/SC); a Deputada Alice Portugal; José Miguel do Nascimento Junior, Diretor do Ministério da Saúde; Norberto Rech, Diretor de Medicamentos da Anvisa; e o Deputado Reno Caramori, representando o Deputado Gelson Merisio.
Representando os homenageados da noite, a Deputada Alice Portugal agradeceu a honraria. É uma honra contar com o reconhecimento desta casa legislativa, que abre suas portas para os farmacêuticos que lutam pela transformação da farmácia em estabelecimento de saúde para toda a sociedade. Medicamento é vida, vida precisa de cuidado, e cuidar de vidas, nós, farmacêuticos, sabemos fazer, completou.
Fonte: CFF
Nenhum comentário