CRF-PA | Farmácias vivas na “Entrevista Farmacêutica”
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3269
post-template-default,single,single-post,postid-3269,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Farmácias vivas na “Entrevista Farmacêutica”

Farmácias vivas na “Entrevista Farmacêutica”

Concebida, há mais de 30 anos, pelo farmacêutico e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Francisco José de Abreu Matos, como um projeto daquela unidade de ensino, as farmácias vivas basearam-se nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de promover assistências social e farmacêutica junto às comunidades, com foco na atenção primária à saúde. O projeto serviu de modelo para a criação, pelo Ministério da Saúde, da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, adotada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

As farmácias vivas podem contribuir fortemente para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do SUS. A afirmação é de uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, o DR. NILTON LUZ NETTO JÚNIOR. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na próxima quarta-feira (11.10.17), para falar sobre farmácias vivas.

O ENTREVISTADO – Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), DR. NILTON LUZ é mestre em Ciências da Saúde (área de concentração de produtos naturais) pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Farmacologia Clínica pela Organização de Farmacêuticos Ibero-latino-americanos (Ofil). O farmacêutico atua, há 25 anos, na gestão de Farmácia Viva junto à Unidade Pública de Saúde e possui experiência de 17 anos como docente universitário nas áreas de farmacognosia e fitoterapia.

DR. NILTON LUZ é servidor público efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, órgão no qual chefia o Núcleo de Farmácia Viva. É, também, professor do curso de Farmácia do Centro Universitário Euro-americano de Brasília. Também, é membro da Farmacopeia Brasileira e do Grupo de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Na entrevista, DR. NILTON LUZ NETTO falará sobre a experiência de quase 30 anos de Brasília com as farmácias vivas. Na capital da República, hospitais e unidades de saúde adotam fitoterápicos produzidos, a partir da farmácia viva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, sob a coordenação de NILTON LUZ. O farmacêutico abordará, ainda, a questão dos riscos relacionados ao uso de plantas indiscriminado e sem orientação de um profissional habilitado, como o farmacêutico, e apresentará um panorama da implantação e funcionamento das farmácias vivas, no País, entre outros assuntos.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: CFF

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Close

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.