CRF-PA | Farmácias sob suspeita fecham portas em Belém
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
6656
post-template-default,single,single-post,postid-6656,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Farmácias sob suspeita fecham portas em Belém

Farmácias sob suspeita fecham portas em Belém

A fiscalização em farmácias da Região Metropolitana de Belém (RMB) resultou, na manhã de ontem, na interdição de mais uma farmácia e apreensão de vários medicamentos. Este foi o resultado do quarto dia da operação feita pelos agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) e polícias Civil e Federal, iniciada na última segunda-feira. 

Ao contrário da última quarta-feira – quando vários estabelecimentos do setor farmacêutico foram surpreendidos pela fiscalização, o que resultou na detenção de responsáveis pelo seu funcionamento -, ao longo do dia de ontem apenas uma das farmácias fiscalizada estava aberta, porque as demais estavam fechadas. “Hoje (ontem) nós só tivemos acesso a uma farmácia, porque as outras baixaram as portas antes de chegarmos. É sempre assim, quando eles sabem da nossa operação pela mídia, costumam não abrir o estabelecimento”, disse o fiscal do CRF/PA, Alexandre Pinheiro da Silva. Ele adiantou que, após a partida dos agentes da Anvisa, a operação continuará em caráter permanente, realizada pelo CRF/PA e departamentos municipais de Vigilância Sanitária.
APREENSÃO
A farmácia “Biobotânica”, no Entroncamento, foi a única surpreendida pela fiscalização ontem. O comércio é de propriedade de Francivaldina Saraiva dos Santos, que revende medicamentos naturais e caseiros (feitos por terceiros para comercialização). Os produtos apreendidos ali não tinham indicação da procedência, nem o registro da Anvisa. Algusn eram fitoterápicos e outros são de produção caseira, com,o as tradicionais garrafadas e xaropes produzidos com ervas. 

Na ocasião em que era feita a fiscalização, a dona do ponto comercial não se encontrava e o marido dela – que não teve nome revelado – foi conduzido à Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), para prestar esclarecimentos. Delegada da Dioe, responsável pelo caso, Rosa Malena informou que Francivaldina será intimada a comparecer à delegacia para depor. Se caracterizada a adulteração de produtos, ela deverá ser indiciada no inquérito policial por revenda de produtos impróprios para o consumo, indução do consumidor ao erro e outros crimes. Keila Cristiane Fernandes da Silva, detida anteontem após constatação de irregularidade na farmácia de sua propriedade, no Bengui, continuava presa até o final da tarde de ontem. A delegada informou que ela será enviada ao Centro de Recuperação Feminina (CRF), onde aguardará a decisão da Justiça.

Fonte: Jornal O Liberal

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.