CRF-PA | Farmácia magistral em debate
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
8186
post-template-default,single,single-post,postid-8186,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Farmácia magistral em debate

Farmácia magistral em debate

Em mais uma iniciativa de colher subsídios e permitir contribuições para o processo decisório da Anfarmag, foi realizado inédito encontro entre a presidência da Anfarmag e associados no último dia 31 de agosto, na sede nacional em São Paulo.

No auditório repleto de participantes foram discutidos os principais desafios, oportunidades e necessidades para a sustentabilidade técnica, econômica, política e social da farmácia magistral brasileira. Dentre os destaques a questão da comercialização de insumos com eficácia e seguranças atestadas, a tributação da cadeia de medicamentos, a atualização da Portaria 344, a disponibilização de informações aos consumidores de medicamentos magistrais, entre outros.
  
Participaram da reunião com os associados da entidade o presidente da Anfarmag Ademir Valério, assim como os vice-presidentes, Hugo Guedes, Ivan da Gama Teixeira, Carlos Alberto Oliveira. Dentre os participantes, destaque para os ex-presidentes da Anfarmag, Paulo Queiroz Marques; Rogério Tokarski; Elpídio Nereu; Marco Perino e aos sócio-colaboradores DEG/Fragon e Embrafarma.

Os sócios-colaboradores presentes citaram a dificuldade que enfrentam no momento da importação de matérias-primas, uma vez que alguns insumos têm sido barrados nos aeroportos e portos sem critérios claramente estabelecidos.

A atualização da Portaria 344 de 1998 da ANVISA foi discutida com foco na transferência de insumos entre matriz e filial, tranferências estas atualmente questionadas por algumas vigilâncias regionais. A atualização dessa portaria está para ser divulgada em Consulta Pública.
 
Também foi discutido a questão da tributação da atividade magistral que, conforme o regime a ser adotado, pode comprometer a saúde financeira de várias farmácias, principalmente as de pequeno porte.

Uma das conclusões do Encontro foi a necessidade de aprofundamentos na questão do fornecimento de insumos ao mercado por membros da Anfarmag, associados e representantes das empresas distribuidoras. Também foi consenso entre os participantes a necessidade de trabalhos visando garantir uma representatividade ainda maior da farmácia e do farmacêutico magistral junto aos poderes constituídos.

O encontro proporcionou aos presentes informações sobre o atual quadro do setor, a importância do diálogo aberto entre associação, associados e demais membros da cadeia magistral, como também possibilidade de relacionamentos e reencontro entre colegas que atuam no segmento. Este novo canal de diálogo igualmente trouxe interação e voz ao associado e o compartilhar de experiências desenvolvidas nas farmácias.

O próximo encontro será realizado em setembro, com data e local a serem definidos.

Fonte: Anfarmag

Nenhum comentário

Deixe um comentário