CRF-PA | Farmacêuticos promovem oficina sobre valorização da medicina tradicional indígena
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3930
post-template-default,single,single-post,postid-3930,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Farmacêuticos promovem oficina sobre valorização da medicina tradicional indígena

Farmacêuticos promovem oficina sobre valorização da medicina tradicional indígena

No dia 18.11, farmacêuticos do Distrito de Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (DSEI/GUATOC), realizaram oficina sobre plantas medicinais tradicionalmente usadas pelos povos indígenas. A capacitação aconteceu na Casa de Saúde Indígena (CASAI), em Icoaraci, e contou com a participação de pacientes, acompanhantes e servidores que tomaram conhecimento sobre os benefícios obtidos por meio do uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças, bem como exposição e manuseio adequado dessas ervas.

No momento, os participantes puderam degustar chás terapêuticos e plantar mudas de árvores frutíferas e plantas medicinais, além de ouvir depoimentos de indígenas acerca dos resultados obtidos por meio deste tratamento alternativo para a cura de doenças. De acordo com a farmacêutica Miracy Silva, “a oficina é um projeto piloto que deve ser estendido a todos os pólos da SESAI, CASAI’s e aldeias de abrangência do DSEI GUATOC”.

O incentivo ao uso de plantas e/ou ervas medicinais é assegurado pela Portaria nº 1.800, de 9 de novembro de 2015, que estabelece as diretrizes da Assistência Farmacêutica no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS).

ASCOM CRF/PA, com informações do DSEI GUATOC 

Nenhum comentário

Deixe um comentário