15 set Farmacêutico Pai D’Égua é sucesso de público e arrecada mais de 170kg de medicamentos
“Foi muito bom ter essa oportunidade no shopping. Sempre tive problema de pressão mas nem sempre tenho tempo de ir ao consultório para acompanhar. Além de ter esse serviço gratuitamente, ainda aprendi que posso ter isso na farmácia com um farmacêutico. Minha saúde agradece e sei que isso vai melhorar minha vida bastante”, afirmou Zulmira Barbosa, de 62 anos, residente do bairro do Barreiro. A vida de Dona Zulmira e de mais de 20.000 pessoas atendidas foram impactadas positivamente pela primeira edição do Farmacêutico Pai D’Égua, realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará, nos dias 12 e 13.09, no Castanheira Shopping Center. A ação contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Belém e Laboratório Central do Estado, além de apoio do Conselho Federal de Farmácia e do Sindicato dos Farmacêuticos.
A ação teve como objetivo a conscientização da população a respeito da importância do profissional farmacêutico em seu cotidiano e instrução sobre o processo de produção, uso racional e descarte consciente de medicamentos. Além da identidade social com prestação de serviços como medição de índice glicêmico, aferição de pressão arterial, testes de hepatite B e C e sífilis. Todos gratuitamente.
Um corpo de mais de 100 acadêmicos e profissionais também ofereceram serviço de orientação rotativa para esclarecimento de eventuais dúvidas a respeito do consumo de medicamento e fizeram um breve acompanhamento individual dos visitantes. Além disso, dentro da programação dos dois dias de evento, houve sorteio de prêmios entre as pessoas atendidas e cobertura massiva da mídia paraense.
Maria do Socorro Nascimento, 56 anos, não sabia da realização do evento e descobriu enquanto passeava pelo shopping. De acordo com ela, a iniciativa é extremamente importante. “Trouxe até mesmo a minha família. Fiz todos os testes, todos normais. Agora é a vez da minha família”, brincou.
DESCARTÔMETRO
Um dos grandes sucessos do evento foi o “Descartômetro”: iniciativa que incentivou o descarte de medicamentos vencidos e educou a população sobre da importância de tal ato e atentou aos possíveis danos ao meio ambiente. De acordo com Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará e idealizador do evento, um dos motes do evento foi conscientizar a população que o medicamento usado domesticamente não deve ser jogado em pias, vasos sanitários ou lixo comum – e sim, redirecionados à Vigilância Sanitária.
“Sem dúvida alguma, o principal perigo é a contaminação do meio ambiente, dos nossos lençois freáticos, do nosso sistema de esgoto, enfim, a própria água que nós bebemos corre risco de contaminação pelos resíduos de medicamentos caso esse seja descartado de forma incorreta”, alertou o presidente do CRF/PA.
Os transeuntes que levaram seus medicamentos para descartar não saíram de mãos vazias: para motivar as doações, blocos e copos personalizados foram trocados por medicamentos fora do prazo de validade e em desuso. E a campanha deu mais do que certo: ao fim dos dois dias de evento, o saldo contabilizado de medicamentos acumulados totalizou 178kg – um marco na ação.
De acordo com a equipe do CRF/PA, o saldo do evento no que tange o fator social e educativo, foi extremamente gratificante e a intenção é suprimir fronteiras e levá-lo, ainda no ano de 2014, para outros municípios.
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário