14 jul Falta remédio em hospital
O Hospital Universitário João de Barros Barreto está sem estoque de hormônio do crescimento, usado no tratamento de crianças com problemas d edesenvolvimento. Desde o ano passado há problemas no estoque desse medicamento, que é fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Na farmácia do hospital faltam outros remédios, mas não foram revelados quais. Os responsáveis pela farmácia, para evitar as filas e reclamações constantes, já forneceram um telefone para confirmar se já há remédios.
Um fotógrafo que pediu para não ser identificado está há dois meses tentando conseguir o hormônio do crescimento para o sobrinho de 8 anos. O menino está com problemas para crescer e abaixo da altura ideal para a idade. “Quando ligo nunca há prazo para repor o hormônio e esse tratamento não pode ser interrompido. Os farmacêuticos já revelaram que faltam vários medicamentos e que não há prazo para restabelecer o estoque. Todos os dias há uma fila enorme. Há pessoas do interior que não podem ficar ligando e se deslocam para saber se já podem buscar os remédios que precisam e nada”, disse.
O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretariade Estado de Saúde Pública (Sespa), Randolfo Coelho, informou que a secretaria está trabalhando para atualizar o abastecimento de hormônio de crescimento, que está com problemas desde o ano passado. “Este ano, já foram feitas aquisições emergenciais para suprir a demanda. Estamos concluindo uma compra de um quantitativo maior para regularizar a distribuição aos pacientes”, disse. A previsão é que a entrega esteja regularizada entre 15 e 20 dias.
Fonte: Amazônia Jornal
Nenhum comentário