26 mar Estados terão teste rápido para tuberculose
O Brasil ocupa o 16.º lugar no ranking de países campeões em casos de tuberculose. No ano passado, foram registradas 71.123 novas infecções, com coeficiente de incidência de 35,4 pacientes para cada 100 mil habitantes.
O Amazonas é o Estado que registra maior taxa do País: 70,6 casos por 100 mil habitantes, seguido pelo Rio (61,7) e Mato Grosso (50,6). Em 2012 foram 4.406 mortes, o que representa uma taxa de 2,3 óbitos por 100 mil.
Para tentar reduzir essa marca, o governo passa a partir desta semana a distribuir 50 equipamentos de teste rápido.
Pelo teste é possível saber se o paciente tem ou não a doença em duas horas. Além disso, o resultado aponta, em caso de resultado positivo, se o bacilo causador da doença é ou não resistente ao antibiótico usado no tratamento, a rifampicina. A vantagem do teste é garantir maior rapidez no diagnóstico, início precoce da terapia algo que, além de melhorar o prognóstico do paciente, evita novas contaminações. Com a tecnologia atual, o paciente precisa aguardar, pelo menos, 30 dias.
Até maio, todos os Estados deverão receber o aparelho. Os primeiros a receber serão Amazonas, Pernambuco, Rio, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal. Os números apresentados pelo Ministério da Saúde são piores que os registrados em 2012. Naquele ano, foram contabilizados 70.047 pacientes novos com tuberculose. O lugar no ranking das nações consideradas de alta carga piorou. Ano passado, o País ocupava a 17.ª posição.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, atribuiu o aumento do número de casos no período à melhoria no diagnóstico. Para ele, a posição do Brasil no ranking de países com maior número de casos deve ser relativizada. Quando falamos em números de casos em geral, o País sempre vai figurar nas primeiras posições,Seja em tuberculose, seja em outras áreas, por causa da própria dimensão do Brasil, disse. De acordo com ele, o principal a ser observado é o coeficiente de casos, a taxa proporcional ao número de habitantes.
Novas drogas. Além do teste rápido, que será distribuído a 127 laboratórios, Barbosa disse que até o próximo semestre duas novas drogas deverão ser incorporadas pelo SUS para o tratamento de casos de pacientes com a forma resistente da doença.
As substâncias, bedaquilina e dela minida foram aprovadas recentemente nos Estados Unidos e na União Europeia, respectivamente, e aguardam uma avaliação na Agência de Vigilância Sanitária brasileira.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Nenhum comentário