04 set CRF/PA reitera posicionamento contrário à EAD
O Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) reafirma posicionamento contrário ao Ensino a Distância (EaD) para formação integral de profissionais da área de saúde, principalmente farmacêuticos. Diante do estímulo à expansão dessa modalidade educacional por parte do Ministério da Educação (MEC), é essencial reiterar a necessidade de aprimoramento do processo e assegurar que não haja nenhum tipo prejuízo na formação dos futuros Farmacêuticos.
Inovar na formação dos futuros profissionais de Farmácia e prepará-los à nova realidade da profissão e mercado de trabalho é imprescindível. Contudo, devem ser resguardadas as bases fundamentais para a graduação em saúde: o contato e o cuidado com o paciente. De acordo com a Resolução CFF Nº 642, de 29 de junho de 2017, é imprescindível ao exercício farmacêutico que sejam ofertadas – com conteúdos teórico-práticos e com ênfase nas áreas do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde, gestão em saúde e estágios curriculares obrigatórios – disciplinas sob a modalidade presencial.
Tendo como prioridade a qualificação adequada do farmacêutico, o CRF/PA posiciona-se de forma contrária a toda e qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) que oferte curso de curso de graduação à distância em Farmácia – ou qualquer outra área da Saúde.
De acordo com o Dr. Ricardo Vieira, diretor do CRF/PA e docente, “além da óbvia incapacidade de cursos à distância em favorecer o indispensável contato com o paciente, a forma atual de regulação pelo MEC dos cursos de saúde, ofertados na modalidade EaD, não garante a fiscalização adequada e muito menos a garantia da qualidade já bem difícil de ser garantida no ensino presencial”.
O CRF/PA tomou conhecimento, na data de hoje, a respeito da inserção da modalidade EaD no Curso de Farmácia em uma IES da Região Metropolitana de Belém e tomará medidas administrativas para solução da questão. E, no sentido de conscientizar, proporá reunião com a equipe de gestão da IES na tentativa de revisão do modelo de ensino adotado para garantir a primazia na formação dos farmacêuticos e um serviço de qualidade à sociedade – bandeiras erguidas pelo CRF/PA.
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