02 mar CRF/PA debate Ensino a Distância na Graduação em encontro promovido pelo CFF
O Conselho Regional de Farmácia do Pará esteve representado pelo conselheiro Dr. Deick Quaresma, na última sexta-feira, 24.02, em edição do “Encontro das Profissões da Área da Saúde para Debater o Ensino a Distância na Graduação”. O encontro, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), discute a implantação e estratégias para melhor aproveitamento do Ensino a Distância no processo de formação de profissionais da área.
Diante do estímulo à expansão dessa modalidade educacional por parte do Ministério da Educação (MEC), é necessário reiterar a necessidade de aprimorar o processo e assegurar que não haja nenhum tipo prejuízo na formação dos profissionais da área da saúde. É preciso deixar claro que as profissões da saúde não são contra a incorporação das novas tecnologias pela graduação, mas a favor da qualidade do ensino que deve ser uma prioridade para os profissionais, para a sociedade e sobretudo para o MEC. Os cursos dessa área têm peculiaridade e possuem competências que exigem a formação presencial, sob pena de prejuízos à saúde da população, afirmou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, em discurso.
Na ocasião, estiveram presentes representantes de conselhos profissionais das 14 áreas da saúde que debateram estratégias e diretrizes para assegurar a manutenção de modelo de qualidade adequado à realidade da profissão. Contudo, os pré-requisitos obrigatórios às IES que oferecem Ensino a Distância já têm sido descumpridos e correm o risco de serem abolidos por decisão do MEC. Fato que preocupa os profissionais da área da saúde – principalmente a área farmacêutica – que atualmente vivenciam um panorama cada vez mais voltado à humanização e clínica.
Para Dr. Deick Quaresma, “não é admissível um curso de graduação em farmácia ou qualquer outro da área da saúde na modalidade EAD. Estamos lidando com vidas e a saúde da população não pode ser tratada simplesmente como um estudo de caso na tela de um computador”. Dessa forma, o Conselho Regional de Farmácia do Pará afirma posicionamento contrário aos avanços impostos de forma irresponsável e reitera que a qualidade na educação e formação de profissionais da saúde é indispensável para um serviço de qualidade prestado à sociedade.
Nenhum comentário