CRF-PA | CRF/PA completa 50 anos e comemora Jubileu de Ouro com homenagens
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
8323
post-template-default,single,single-post,postid-8323,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

CRF/PA completa 50 anos e comemora Jubileu de Ouro com homenagens

CRF/PA completa 50 anos e comemora Jubileu de Ouro com homenagens

Cerca de 400 convidados estiveram reunidos para celebrar os 50 anos de criação do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará. A cerimônia ocorreu na noite do dia 05.07.11, no primeiro Armazém da Estação das Docas, harmonizada com elegância, homenagens e emoção. Medalhas comemorativas foram entregues a farmacêuticos, autoridades e personalidades que contribuíram e contribuem para a construção de uma história marcada por vitórias e conquistas. Durante a Solenidade, também fora lançado o livro que registra o meio século de transformações vivenciado pelo CRF/PA.

Cinquentenário do CRF/PA é marcado por muita emoção

  

O presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, foi o primeiro a se pronunciar. Muito emocionado, o dirigente destacou o fato de o Conselho de Farmácia do Pará ter sido o primeiro criado no Brasil, por meio da Resolução Nº 2 do Conselho Federal de Farmácia. Acontecimento este, que simboliza um marco para a profissão no estado e no país.

 

Daniel Costa lembrou, ainda, da contribuição de muitos colegas farmacêuticos e outros que anonimamente construíram um grande Conselho profissional e o colocam entre os 10 maiores Conselhos de Farmácia do Brasil. “Nossa história é bela porque existiram muitas lutas vencidas com união e perseverança, e mais desafios se apresentam para a nossa profissão. Por isso, precisamos lutar por melhores salários e pela redução da carga horária do farmacêutico. A luta é hercúlea, porém, nunca solitária. E não tenho dúvidas que vamos vencer todas as batalhas se mantivermos acesa a chama da união e o amor pela classe farmacêutica”, disse. 

 

Presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa, fala sobre as conquistas da profissão 

 

Em seu discurso, o presidente também mencionou a expansão da profissão, que atualmente conta com 2.500 farmacêuticos no Pará, distribuídos em mais de 70 áreas de atuação, entre elas, Análises Clínicas, Farmácias de Manipulação, Pesquisa e Iniciação Científica.

 

Outro importante depoimento foi dado pelo vice-presidente do Conselho Feral de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, que destacou a harmonia da classe como um elemento fortalecedor da profissão.

 

Admirado por muitos, Dr. Walter presidiu o CRF/PA por longos anos. Vivenciou e atuou de forma enérgica diante do que pode ser chamado de Revolução Farmacêutica, já que, há dez anos liderou um movimento formado por mais de 500 farmacêuticos para reivindicar a plena implantação da Assistência Farmacêutica no município de Belém.  A importante conquista serviu de exemplo para que estabelecimentos farmacêuticos de todo o país garantissem saúde à população por meio de uma assessoria farmacêutica especializada.

 

 

Dr. Walter João, recebe medalha pela importância de seu trabalho no CRF/PA e CFF

 

Emocionado, o vice-presidente do CFF definiu em seu discurso o significado da profissão. “Nada é mais importante do que ser farmacêutico. A vida com saúde é o principal objetivo do nosso trabalho, pensem nisso”, concluiu Dr. Walter, que também foi homenageado pelo CRF/PA.

 

Homenagens

 

Uma história, muitos personagens. Importantes construtores; entre farmacêuticos, instituição, parceiros, funcionários e pessoas que passaram pelo CRF/PA deixando seu legado; foram homenageados de forma honrosa na noite de celebração do Jubileu de Ouro.

 

Diretoria do CRF/PA e autoridades brindam momento que registrado na história 
 

Foram prestadas cinquenta distinções a personalidades que fizeram e fazem parte dessa narrativa de lutas e conquistas obtidas nesse meio século de atividade. Para homenageá-las, o CRF/PA entregou-lhes medalha comemorativa produzida especialmente para a Solenidade.

 

História

 

Fundado em 6 de outubro de 1961, através da Resolução nº 2, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o CRF/PA, primeiramente intitulado CRF-1, foi o primeiro Conselho Regional de Farmácia instituído no Brasil, contemplando os estados do Pará e Amazonas, sob a direção do Dr. Orlando Sozinho Lobato, à época, representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Este, por sua vez, dias depois convocou eleição e empossou a primeira diretoria do Conselho.

Anos mais tarde, desmembrado, o CRF-1 passou a representar os estados do Pará e Amapá. E em 1997, a Resolução nº 305/97 altera a denominação de CRF-1 para CRF PA/AP. Porém, desde 16 de dezembro de 2008, o CRF-PA/AP foi mais uma vez desmembrado. Esta é a data em que fora publicada a Resolução nº 497, do CFF, que desvincula o estado do Amapá da representatividade do CRF e estabelece autonomia administrativa e financeira ao CRF/AP. A partir de então, este Conselho passou a representar somente os farmacêuticos do estado do Pará, ficando com a sigla CRF/PA.  

           

Presidiram o Conselho Regional de Farmácia nestes 50 anos, os farmacêuticos Adarezer Coelho da Silva, Célio Nazaretho Valente de Athayde, Carlos Alberto Fernandes Nazaré, Sebastião Araújo Pontes, Armando Marçal Filho, Jurandir Auad Beltrão, Pirajaguara Ferraro, Salim Tuma Haber, Socorro Camorim,  Walter da Silva Jorge João e o atual presidente, Daniel Jackson Pinheiro Costa.  

 

Livro

 

Para eternizar a trajetória do Conselho, um livro histórico foi produzido e lançado na noite do cinquentenário. Todos os convidados foram prestigiados com um exemplar, que também será enviado aos farmacêuticos do Pará.

 

 

Todos os farmacêuticos do Pará serão agraciados com livro histórico

 

O belo livro, produzido pelo renomado jornalista paraense Linomar Bahia, registra com fotos e documentos o caminho percorrido pelo Conselho do Pará. Realça, também, as transformações ocorridas na profissão ao longo destes anos, e dá vida a emocionados depoimentos de grandes profissionais que sempre defenderam com bravura o exercício da profissão.      

 

Transformações

 

Muitas conquistas podem ser elencadas à criação do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Entre elas, há o fato de o CRF/PA ter estado na dianteira da Assistência Farmacêutica plena. Vitória esta, resultante da mobilização de profissionais que há 11 anos levaram às ruas de Belém um movimento formado por mais de 500 farmacêuticos e liderado pelo Conselho, para agregar a importância do farmacêutico à saúde da população.

 

Em vigor desde o dia 1º de junho de 2000, o TAC de Belém é considerado um avanço não só para a sociedade paraense, mas também em nível nacional, já que foi o primeiro TAC de farmácia firmado no Brasil, servido de exemplo para outros estados.

 

Além de Belém, outros oito municípios (Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Ananindeua, Santarém, Marituba, Redenção e Altamira) também já possuem TACs firmados graças à ação incisiva do CRF/PA no período de firmamento e fiscalização, e garantem uma assistência farmacêutica cada vez mais eficiente para a população.

 

Hoje, o CRF/PA apresenta o maior índice de fiscalização do país, que, aliado aos frequentes cursos de capacitação profissional contribuem para a obtenção de resultados positivos à classe farmacêutica no Pará.

 

ASCOM CRF/PA

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário