CRF-PA | Conheça os tipos de diabetes e saiba como controlar a doença
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
5273
post-template-default,single,single-post,postid-5273,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Conheça os tipos de diabetes e saiba como controlar a doença

Conheça os tipos de diabetes e saiba como controlar a doença

Aumento de apetite, vontade de urinar o tempo inteiro e algumas alterações visuais? Isso não é bom sinal, pois pode ser diabetes. Doença silenciosa que na maioria das vezes aparece sem mostrar muitos sintomas. 

O pâncreas é o órgão produtor de insulina, que é o hormônio responsável pela utilização da glicose pelas células. Quando o órgão não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente ou quando a insulina produzida não está agindo normalmente, os níveis de glicose no sangue aumentam e isso causa o Diabetes.

Existem alguns tipos mais comuns de diabetes. O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente. Pacientes com esse tipo de diabetes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é pouca.

No diabetes tipo 2, o organismo produz insulina normalmente, mas o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo de diabetes atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso.

Existe também o diabetes gestacional, onde as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. É recomendado que mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam controle das taxas nos anos posteriores à gravidez.

O professor de Biologia Belarmino Roque nunca teve nenhum sintoma, mas descobriu que era diabético aos 36 anos, ao fazer exames pré-operatórios. Ele afirma que antigamente mantinha um estilo de vida desregrado, com muito consumo de refrigerantes e doce, mas hoje se cuida mais. “Faço caminhada diariamente e também mudei todos meus hábitos alimentares”, comenta.

Para controlar os níveis glicêmicos é recomendado praticar exercícios regularmente e com orientação médica. Hidroginástica, caminhada, corrida e natação também ajudam a aliviar situações de estresse.

Fonte: ORM Notícias

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário