09 jul Comissões discutem situação das gripes e a fabricação de vacinas antivirais no Brasil
As comissões de Seguridade Social e Família e Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promovem audiência pública, na quinta-feira (11), para discutir a situação das gripes H1N1 e H7N9, bem como a fabricação de vacinas antivirais no Brasil.
O evento foi solicitado pelo deputado Eleuses Paiva (PSD-SP). Ele observa que, conforme veiculado na mídia, até o último dia 12 de maio foram registrados 388 casos de pessoas infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1), da doença em todo o País, com 61 mortes, sendo que, destas, 55 foram no estado de São Paulo.
Devido às pequenas mutações periódicas na estrutura do genoma, o vírus Influenza tem capacidade de gerar novas cepas que vão produzir novos casos da doença na população, ressalta o parlamentar.
Este fenômeno é que explica a ocorrência de surtos ou epidemias, em especial entre idosos. As mutações podem produzir uma cepa completamente nova, à qual toda população fica suscetível, gerando condições para epidemias em escala internacional a chamada pandemia.
Gripe aviária
Segundo informado por pesquisadores da Universidade de Hong Kong , em 24 de maio de 2013, o vírus H7N9 da nova gripe aviária pode ser transmitido por humanos, inclusive por via aérea. Desde que surgiu na China, a doença matou 36 pessoas. O surto da gripe aviária é uma ameaça à saúde da população mundial e já causou um prejuízo de U$ 6,5 bilhões aos países atingidos.
No Brasil, a produção de carne de frango em 2011 foi de mais de 13,100 milhões de toneladas e, em 2012, foi de 12,645 milhões, com uma pequena queda em função do alto custo dos preços da soja e do milho, mantendo a posição de maior exportador mundial e de terceiro produtor, atrás dos Estados Unidos e da China. Dessa produção, mais de 31% é exportada.
Diante desse quadro, Eleuses Paiva considera importante a audiência conjunta para que esta Casa possa discutir as situações das gripes H1N1 e H7N9, bem como a produção de vacinas, haja vista os aspectos da saúde pública, e o balanço de pagamento, no tocante à exportação de frangos, no caso da H7N9.
A audiência ocorrerá no Plenário 7, a partir das 9h30.
Fonte: Câmara dos Deputados
Nenhum comentário