10 fev Ciclo de Conferências qualifica profissionais e estudantes
Com um público de mais de 500 pessoas, o X Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Estado do Pará, mais uma vez cumpriu o objetivo de levar qualificação profissional à classe farmacêutica. Durante os dias 7 e 8 de fevereiro, estudantes e farmacêuticos estiveram reunidos no auditório da Computer Hall para discutir temas legislativos, sanitários e de assistência farmacêutica.
Em seu discurso de abertura, o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa falou das conquistas obtidas pela classe farmacêutica paraense ao longo dos 50 anos da fundação do Conselho, que se completam este ano. Entre as lutas enfrentadas, o presidente destacou as intensas fiscalizações; as ações judiciais contra editais de concursos públicos que ferem o exercício da profissão farmacêutica; além das atividades de educação continuada, como cursos de atualização, workshops em parceria com outras entidades, Ciclos de Conferências, e assim por diante.
De acordo com o Dr. Daniel, “nenhum outro CRF neste país realizou tantas fiscalizações efetivas como a nossa em 2010. A intensidade de nossas ações nos permitiu reconhecimentos. Fomos recém incluídos na rede de controle e observatório social do Ministério Público Federal, na qual estão presentes Advocacia Geral da União, Ministério Público do Estado, Caravana da Paz, Denasus e outros órgãos sérios de fiscalização deste estado. Espero agora, com esses novos parceiros, avançar na construção de uma saúde pública mais digna e com efetivos serviços farmacêuticos”.
O vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, também esteve presente e falou do contentamento em ver os avanços de uma categoria que reúne cerca de 140 mil profissionais, distribuídos em 74 atividades regulamentadas pelo CFF. “Há uma necessidade de conquistarmos a capacidade farmacêutica de decidir, de intervir no seu local de trabalho, no âmbito de suas ações”, disse o dirigente o CFF sobre a prescrição farmacêutica.
Em seguida, importantes nomes do cenário nacional conduziram as palestras, a exemplo do Dr. Rodrigo Avelar, coordenador adjunto do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa; Dr. Renato Hurtado, que atua na área de Combate à produtos sujeitos à Vigilância Sanitária – Anvisa; Eugenie Desireé Neri, presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar; Eryvaldo Sócrates, do departamento de nanotecnologia farmacêutica da UFRN; Dr. Cadri Saléh, vice-presidente da Federação Interestadual dos farmacêuticos e membro da Comissão de Farmácia do CFF.
Além da diretoria do CRF/PA, estiveram presentes também os doutores Carlos André Sena, presidente do recém implementado Conselho Regional do Estado do Amapá (CRF/AP); César Gomes, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Pará; Randolfo Audifax Coelho, presidente da Associação dos Peritos Criminais do Pará e a Dra. Porfíria Maria Marques de Sá, farmacêutica do ano de 2010, que será homenageada na Solenidade do Farmacêutico deste ano.
O propósito do CRF/PA, com as atividades de educação continuada, é intensificar a qualificação dos profissionais para que a sociedade seja melhor assistida em termos de serviços farmacêuticos, seja no âmbito hospitalar, magistral, comunitário, laboratorial, pericial, científico e em tantos outros seguimentos da farmácia.
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário