30 jan CFF promove a Comenda do Mérito Farmacêutico 2017
A Comenda do Mérito Farmacêutico, maior honraria concedida pelo Conselho Federal de Farmácia aos profissionais de diversos estados da federação e alusiva ao Dia Nacional do Farmacêutica, foi entregue na última sexta-feira, 27.01, em Brasília.
O momento foi iniciado com a entrega do Prêmio Jayme Torres do ano de 2016, que objetiva estimular a pesquisa e a produção de artigos técnicos/científicos entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, aos autores dos melhores trabalhos que tiveram como tema O papel do farmacêutico no contexto da segurança do paciente. Três membros da comunidade farmacêutica – entre profissionais e acadêmicos – foram agraciados com a honraria.
Em seguida, foi a vez dos representantes homenageados de cada estado receberam a Comenda do Mérito Farmacêuticos das mãos do conselheiro federal de Farmácia, responsável pela indicação, e do presidente ou representante do CRF de seu estado. A entrega foi acompanhada pelos diretores do CFF, Dr. Walter Jorge João (presidente), Dr. Valmir de Santi (vice-presidente), Dr. José Gildo da Silva (secretário-geral), e Dr. João Samuel de Morais Meira (tesoureiro).
O representante do Pará homenageado foi o Dr. Augusto Nelson Carvalho de Oliveira, que é formado em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, com habilitação em Bioquímica, dedicou-se a carreira de fiscal farmacêutico do Conselho Regional de Farmácia do Estado, desde 1980. A atuação nesta função o faz respeitado entre os colegas e os empregadores. Natural de Belém, é 1º tenente da reserva da Marinha do Brasil (como farmacêutico), diretor-tesoureiro da Associação dos Farmacêuticos do Estado do Pará (Afepa), mesmo cargo que ocupou no Sindicato dos Farmacêuticos paraense. É, ainda, membro da Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Farmácia.
Em discurso, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João afirmou que Os direitos profissionais que movem as nossas lutas são pelo fortalecimento da promoção da saúde dentro de uma compreensão maior do termo e da prevenção de doenças.” Ainda tratando o papel do profissional farmacêutico, afirmou: “Estamos do lado da vida.”Quem não estiver deste lado, que se afaste e nos dê passagem. A vida haverá, sempre, de vencer, concluiu.
Nenhum comentário