CRF-PA | Campanhas externas aumentam número de doações de sangue
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
6764
post-template-default,single,single-post,postid-6764,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Campanhas externas aumentam número de doações de sangue

Campanhas externas aumentam número de doações de sangue

A Fundação Hemopa vem promovendo uma série de campanhas externas, em parceria com instituições públicas e privadas, com a finalidade de reforçar o estoque estratégico do hemocentro e atender a demanda transfusional da rede hospitalar, que somente em Belém é composta por mais de 80 estabelecimentos. Além de impulsionar o número de doações de sangue, as campanhas ajudam a ampliar o cadastro de medula óssea do estado.

Neste sábado, 6, das 7h às 15h, acontece mais uma campanha realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), na Unidade de Saúde do Telegrafo, localizada na rua do Fio, entre as ruas São João e São Pedro. A meta dos organizadores é alcançar a marca de 60 cadastros de medula óssea.

No próximo dia 12, o Hemocentro Regional de Castanhal (HRC) recebe o apoio do Batalhão do Exército sediado naquele município. A ação acontece de 7h30 às 12h, e constitu-se em um importante reforço para o atendimento transfusional dos leitos hospitalares de Castanhal e localidades vizinhas. Já no dia 17, das 7h às 17h, a ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em um espaço reservado no Parque Ambiental do Utinga, localizado na avenida João Paulo II, em Belém. A previsão é de 100 doações de sangue e inscrições no cadastro de doadores medula óssea.

No dia a 18, a campanha será levada à sede da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), na avenida Almirante Barroso, bairro do Souza. O atendimento aos servidores do órgão e também ao público externo será das 7h às 17h, com expectativa de 100 comparecimentos para doação de sangue e medula óssea.

Projeto “Vida por Vidas”

No domingo, 7, a população de Santarém será convocada a participar do projeto “Vida por Vidas”, organizado pela Igreja Adventista do 7º Dia. A programação inclui a realização de mais uma campanha de doação voluntária de sangue, em parceria com o Hemocentro Regional, iniciativa esta que já acontece desde 2007, com a finalidade de reforçar o estoque para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Sul do estado.

Com o tema “Ele doou tudo pra você doar um pouco”, a campanha se estenderá até o dia 12 e espera captar uma média de 250 coletas, que serão feitas na sede do hemocentro, das 7h às 18h. Já no sábado, 6, haverá uma “blitz” na orla da cidade com distribuição de material educativo sobre doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Segundo a responsável pelo serviço de Captação de Doadores, assistente social Anaidis da Silva, o objetivo com essa ação é sensibilizar o maior número de voluntários.

O projeto “Vida por Vidas” foi lançado no Pará pela Igreja Adventista do 7º Dia em 2005, envolvendo jovens adventistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Bolívia e Peru. A ação já obteve reconhecimento até da Organização Mundial de Saúde (OMS) e resulta em um número expressivo de comparecimentos. Anaidis da Silva aproveita a oportunidade para convocar antigos e novos doadores para aderir à campanha, que deve mobilizar voluntários de marabá e localidades vizinhas. “Temos certeza que vamos repetir o êxito das ações anteriores”, aposta. A mesma ação já foi realizada, em março, no Hemonúcleo de Capanema (Henca), com saldo de 134 comparecimentos; e no Hemonúcleo de Tucuruí (Hentu), onde 57 voluntários colaboraram com a campanha.

O Hemopa Santarém funciona na Av. Frei Vicente, s/n, entre as Alamedas 30 e 31, no bairro do Aeroporto Velho. As informações ao público podem ser obtidas pelos fones (93) 3522-7763 / 3522-1448 / 3522-1143 ou ainda pelo 0800 280 8118, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados até as 17h.

Quem pode doar sangue: Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos; peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. O doador deve estar bem alimentado.

 

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

 

Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Padre Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118, de 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, até as 17h.

 

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.