07 jul Campanha da Sespa alerta para prevenção das DSTs e Aids
Nos fins de semana deste mês, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) percorrem os locais mais procurados pelos veranistas para orientá-los sobre a importância da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV/ Aids e hepatites virais. As ações ocorrem em oito municípios: Salinópolis, Bragança, Cametá, Maruda, Barcarena, Salvaterra, Soure e Abaetetuba.
A Coordenação Estadual de Hepatites Virais promove ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no próximo dia 28. Os serviços incluem a distribuição de preservativos masculinos e de folders com orientações à população sobre os meios de transmissão das hepatites virais, além de intensificação da vacina contra a hepatite B. Também são ofertados testes imunorápidos para o diagnóstico precoce e tratamento da doença.
A Coordenação Estadual de DST/ Aids e Sífilis também leva ações aos municípios paraenses, com orientações de prevenção e serviços de teste rápido para HIV/ Aids e Sífilis, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. A finalidade é informar a população sobre as formas de contaminação das DSTs e HIV/ Aids, e ainda estimular a conscientização de práticas seguras de prevenção. As ações ocorrem por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com os Centros Regionais de Saúde (CRS), com o apoio dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) municipais e também da sociedade civil.
A diretora da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (Uredipe), Jane Durans, reforçou neste domingo (6) a equipe em Mosqueiro. Ela ressaltou a importância de sensibilizar a sociedade, especificamente os jovens, para a prevenção e os cuidados com as DSTs, HIV/ Aids e hepatites virais.
A sensibilização é de suma importância para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e HIV/ Aids. Sexo sem o uso de preservativo pode trazer risco à saúde, visto que dificilmente uma pessoa saberá quando a outra está infectada. É preciso constantemente mobilizar as pessoas a procurarem os centros de saúde para o diagnóstico precoce e tratamento, paras evitar a disseminação dessas doenças, afirmou a diretora.
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário