21 fev APROVADAS NOVAS RESOLUÇÕES QUE TRARÃO AVANÇOS A PROFISSÃO FARMACÊUTICA
Vitória farmacêutica!!
Foram aprovadas hoje, 20/02, na Plenária de Fevereiro do Conselho Federal de Farmácia, em Brasília, resoluções que vão revolucionar a atuação farmacêutica e impulsionar a carreira dos colegas.
Os farmacêuticos agora têm RQE – Registro de Qualificação de Especialista, que é um registro oficial nacional que ateste a formação em determinada especialidade ou subespecialidade, como acontece em outras profissões.
Na prática, vai trazer mais reconhecimento profissional; maior credibilidade e segurança para os pacientes e as instituições e organizações de saúde; maior valorização da qualificação profissional e, também, da profissão farmacêutica e de suas competências.
Farmacêuticos com certificados de cursos oferecidos pelo conselho com cargas horárias que somem 360 horas poderão solicitar seu RQE. Estão incluídos os cursos Cuidado Farmaceutico, Prescrever, Serviços de Vacinação por Farmacêuticos, Dispensar e outros poderão solicitar seu RQE de Farmacêutico Clínico. A norma entrará em vigor 30 dias após sua publicação, que deve ocorrer nos próximos dias.
Outra aprovação é que o CFF vai oferecer cursos de habilitação em Saúde Mental e Prescrição de Contraceptivos. Os novos cursos terão certificados homologáveis nos CRFs e serão oferecidos gratuitamente.
A carga dos horários dos cursos vai valer para a solicitação do RQE de Farmaceutico Clínico e para a definição da subespecialidade que ainda depende de portaria específica. As inscrições serão abertas em breve.
Foi também aprovada a resolução que regulamenta o Ato Farmacêutico, conforme a Lei nº 13.021/2014. A nova resolução define e normatiza o ato de estabelecer o Perfil Farmacoterapêutico no acompanhamento do paciente estabelecido na lei. O Perfil Farmacoterapêutico envolve entre outros atos, a prescrição de medicamentos. A resolução autoriza farmacêuticos com RQE em Farmácia Clínica a prescrever medicamentos, incluindo tarjados.
Nenhum comentário