08 mar Anvisa proíbe venda de medicamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, ontem, resolução no Diário Oficial da União proibindo a venda, em todo o país,do lote B6038 do medicamento para câncer MabThera 500mg/50ml. Segundo o laboratório Roche, fabricante do medicamento, os remédios do referido lote seriam falsificados.
A Agência informou que os remédios devem ser apreendidos e inutilizados. Por se tratar de uma falsificação não há como saber onde os medicamentos foram distribuídos e cabe às vigilâncias sanitárias dos municípios e estados fiscalizarem. Para a população, a Anvisa recomenda denunciar às vigilâncias locais caso vejam os medicamentos do lote B6038 sendo vendidos.
Segundo a Vigilância Sanitária de Belém, a Anvisa ainda não havia repassado o comunicado oficial com a norma para que possam ser feitas as fiscalizações, mas assim que tiverem o documento prometem fiscalizar as farmácias.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) avisou que este lote não se encontra no estoque do Hospital Ophir Loyola, e já começou a realizar um levantamento para saber se alguma unidade desse lote passou pelo hospital.
O medicamento original foi fabricado em 2008, mas o rótulo do remédio falsificado indica que o produto teria sido fabricado em
Ontem, a Anvisa também determinou a interdição cautelar do lote 3CG11 do anticoncepcional Ciclofemme Drágeas (Levonorgestrel 0,15mg+Etinilestradiol 0,03mg), fabricado pela empresa Cifarma Científica Farmacêutica, que apresentava irregularidades técnicas.
Fonte: O Liberal, Cidades, página 7, 08/03/2012
Nenhum comentário