CRF-PA | BELÉM: MP fiscaliza unidade de saúde da Terra Firme
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7799
post-template-default,single,single-post,postid-7799,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

BELÉM: MP fiscaliza unidade de saúde da Terra Firme

BELÉM: MP fiscaliza unidade de saúde da Terra Firme

O Ministério Público do Estado (MPE) realizou nesta manhã (30) fiscalização na Unidade de Saúde do bairro da Terra Firme, em Belém. A promotora de justiça Suely Regina Aguiar Cruz, que trabalha especificamente com área saúde, realizou a vistoria a pedido da população. Acompanharam a promotora alguns representantes da Caravana da Paz (que reúne igrejas cristãs): Simone Cardoso, Keila Sanches e Francisco Batista, Bruno Miranda e Edna Ribeiro.         

Segundo relatou a Suely Cruz, a unidade está em reforma e apenas o pessoal da construção estava na unidade no momento da vistoria. Todas as fichas de históricos dos pacientes estavam expostas, e muitas além das caixas de medicamentos, dois armários repletos de seringas e agulhas – estes foram alguns dos itens encontrados. De acordo com a promotora, muitos estão danificados e houve desperdício de material.

O próximo passo do MPE será pedir informações e providências para a Prefeitura de Belém, representada atualmente por Duciomar Costa. Na opinião de Cruz, “é necessário resguardar a vida das pessoas e suas informações pessoais”.

CARAVANA – Simone Cardoso, da Caravana da Paz, afirmou que esta vistoria foi resultado de uma ação por melhorias no bairro que o grupo vem se engajando há dois anos, em parceria com o MPE e outros órgãos fiscalizadores. “Quando começamos, a unidade estava precária. Ainda hoje faltam médicos e outros profissionais. O atendimento foi remanejado para a Casa Família (do programa federal Saúde da Família), que tem um público diferenciado. O atendimento ficou ainda mais difícil”, lamenta Cardoso. Edna Cardozo, também da Caravana, diz que “até agora podemos destacar que a estrutura da unidade mudou pra melhor, temos 2 clínicos, sendo que um deles atende em 2 turnos. Mas, ainda não atingiu o padrão de unidade de atenção básica que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) tinha prometido, pois ainda faltam equipamentos. Esperamos que possamos avançar no sentido do reconhecimento de nossos direitos referente a saúde”.

Fonte: Ministério Público

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.