31 jan BELÉM: MP fiscaliza unidade de saúde da Terra Firme
Segundo relatou a Suely Cruz, a unidade está em reforma e apenas o pessoal da construção estava na unidade no momento da vistoria. Todas as fichas de históricos dos pacientes estavam expostas, e muitas além das caixas de medicamentos, dois armários repletos de seringas e agulhas estes foram alguns dos itens encontrados. De acordo com a promotora, muitos estão danificados e houve desperdício de material.
O próximo passo do MPE será pedir informações e providências para a Prefeitura de Belém, representada atualmente por Duciomar Costa. Na opinião de Cruz, é necessário resguardar a vida das pessoas e suas informações pessoais.
CARAVANA Simone Cardoso, da Caravana da Paz, afirmou que esta vistoria foi resultado de uma ação por melhorias no bairro que o grupo vem se engajando há dois anos, em parceria com o MPE e outros órgãos fiscalizadores. Quando começamos, a unidade estava precária. Ainda hoje faltam médicos e outros profissionais. O atendimento foi remanejado para a Casa Família (do programa federal Saúde da Família), que tem um público diferenciado. O atendimento ficou ainda mais difícil, lamenta Cardoso. Edna Cardozo, também da Caravana, diz que “até agora podemos destacar que a estrutura da unidade mudou pra melhor, temos 2 clínicos, sendo que um deles atende em 2 turnos. Mas, ainda não atingiu o padrão de unidade de atenção básica que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) tinha prometido, pois ainda faltam equipamentos. Esperamos que possamos avançar no sentido do reconhecimento de nossos direitos referente a saúde”.
Fonte: Ministério Público
Nenhum comentário