CRF-PA | XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas comemora 55 anos do CRF/PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3567
post-template-default,single,single-post,postid-3567,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas comemora 55 anos do CRF/PA

XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas comemora 55 anos do CRF/PA

Nos dias 4 e 5 de julho, Belém recebeu o XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará. Realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, nas Estação das Docas, o evento comemorou os 55 anos de existência do CRF/PA, além de proporcionar momentos únicos de capacitação e intercâmbio técnico e sociocultural aos presentes. Aproximadamente 300 pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram do os dois dias de atividades promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará.

No primeiro dia, a abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente do CRF/PA, Dr. Randolfo Coelho, que deu as boas vindas aos presentes e precedeu o primeiro palestrante da manhã, Dr. Orlando Campos, especialista em Gestão Estratégica de Farmácias e Drogarias e Supervisor Técnico-Farmacêutico do Regulatório das Drogarias Big Ben que ministrou, com exemplos do cotidiano profissional a palestra “Prática Farmacêutica no Atendimento aos receituários da portaria 344/98, RCD 20/2011 e programa “Aqui tem Farmácia Popular”.

Após o intervalo, a programação foi retomada com a mesa redonda “Assistência Farmacêuticas no Sistema de Justiça”, mediada pelo Dr. Henrique Vogado e com a participação dos Drs. Andreza Casanova, Rossana Freitas e Alexandre Mansuê – respectivamente farmacêutica na Procuradoria Geral do Estado; conselheira Federal pelo estado do Acre e doutorando em Saúde Baseada em Evidências pela UNIFESP. Após a exposição de pontos relativos à judicialização da saúde e o papel do farmacêutico desse âmbito, o público presente pôde fazer perguntas aos profissionais presentes e esclarecer dúvidas a respeito da temática.

Por fim, a programação foi encerrada com palestra do Dr. José Eduardo Arruda, que abordou os mitos e verdades da “Dengue, Zika e Chikungunya”.

Segundo dia

Já a primeira palestra a iniciar o segundo dia de evento foi a do Dr. Clézio Rodrigues, especialista em farmacologia clínica (UNB) e em gestão da assistência farmacêutica (UFSC), que abordou o tema “Interações Medicamentosas na Farmácia Comunitária”.  Durante um breve intervalo, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), fez questão de prestigiar o evento. Na oportunidade, o representante nacional da profissão parabenizou a todos pelas conquistas obtidas ao longo de 55 anos.

“Por muitos anos fiquei à frente do CRF/PA e vivenciei momentos de luta e transformação da profissão farmacêutica no nosso estado, mudanças que se tornaram exemplo para o resto do país. E sou muito grato por essa experiência, na certeza de que hoje experienciamos um novo movimento que abrilhanta ainda mais nossa categoria, que é ver profissionais se levantarem farmacêuticos clínicos, que cuidarão verdadeiramente das pessoas”, destacou.

Retomando o momento de capacitação à tarde, foi a vez do Dr. Cadri Awad, MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico e sócio-proprietário do Instituto Bulla, falar sobre “O poder da Gestão Farmacêutica no mercado altamente competitivo”. Ao final de sua palestra, Dr. Cadri Awad reconheceu que “o CRF/PA é o único do país a promover tantos eventos educacionais” e parabenizou no palco o presidente regional, Dr. Daniel Jackson Costa, pelo excelente trabalho desenvolvido em favor dos farmacêuticos paraenses.

Após as homenagens e finalizando o último dia de evento, a Dra. Amouni Mouradi, professora dos cursos de Farmácia e Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie e assessora técnica do CRF/SP, falou sobre ” O papel do farmacêutico no uso racional de psicofármacos”.

XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas faz parte da intensa caminhada educacional promovida pelo CRF/PA no estado, com o objetivo de capacitar farmacêuticos ao exercício profissional, possibilitando que a população receba o melhor atendimento com profissionais qualificados.

Comunicação CRF/PA

Nenhum comentário

Deixe um comentário