Mensagem do Presidente — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
474
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-474,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente

Setembro/2019

Prezados colegas farmacêuticos,

Ao final de cada mês é sempre importante revisitarmos o trabalho realizado no CRF-PA. Durante esse mês realizamos grandes eventos em prol da sociedade e da classe farmacêutica.

Estive presente no Farmacêutico Pai D’Égua em Castanhal, foram nove dias auxiliando no cuidado dos nossos pacientes – um espetáculo a parte dentro da EXPOFAC. Não é a toa que ano passado recebemos um prêmio de destaque pela desenvoltura dos nossos colegas farmacêuticos e também da comunidade acadêmica. Queria parabenizar os meus amigos do GT e agradecer aos profissionais e alunos da faculdade Estácio em Castanhal pelo empenho emprestado durante todos esses dias.

Na mesma semana realizamos o Farmacêutico Pai D’Égua em Belém! Sexto ano de um projeto com vidas mudadas, sociedade protegida e o farmacêutico como o profissional mais próximo da população. Isso é ser Farmacêutico Pai D’Égua! Muito obrigado a todos que emprestaram um pouco do perfume de Deus e contribuíram para esse grande momento!

Continuando o mês de setembro, estive nos municípios de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá. Em Canaã, além de breve reunião com farmacêuticos, reunimos também na Secretaria de Saúde com os colegas para dar apoio ao projeto de implementação da carga horária de 20 horas semanais para os farmacêuticos no segmento público da localidade. Espero que consigamos aprovar esse projeto o mais breve possível para tê-lo como case de que é possível sim, sem diminuir salários, implementar uma carga horária diferenciada aos colegas dos municípios.

Em Parauapebas fomos surpreendidos com uma proposta retrógrada de um novo TAC, com 6 horas de assistência farmacêutica – algo que combatemos veementemente. Além de brecar este retrocesso, conseguimos fazer com que a Vigilância Sanitária interditasse, no prazo máximo de 10 dias, os estabelecimentos que ainda estejam sem a presença do farmacêutico. Um trabalho diligente que mais uma vez contou com o apoio do Ministério Público, que deu razão a todas as alegações apresentadas pelo CRF-PA.

Já em Marabá, estivemos em agenda com a Vigilância Sanitária representando os interesses dos farmacêuticos empresários para alinhamento de uma série de ações, em especial ao que diz respeito aos comunicados de ausência e ausência de fiscalização, ao cumprimento da RDC nº 20 de 2011, nos estabelecimentos que não são de propriedades de farmacêuticos. Precisamos estar sempre diligentes e atentos para defender os interesses da classe farmacêutica a todo o momento.

Em breve espero voltar com mais notícias de mais avanços para a profissão farmacêutica e provar que a mudança verdadeira se constrói todos os dias, ela não acontece do dia para a noite. Precisamos de uma transformação que tenha eco diante de todos os anseios dos colegas farmacêuticos. Agradeço a todos que nos receberam nessas cidades!

O mês de setembro foi de muito trabalho na área de educação continuada com o projeto Farmacêuticos SA, que visa empoderar e fornecer estratégias e ferramentas para o farmacêutico prosperar no mercado empresarial. Convidamos nosso colega Cadri Awad que, junto conosco, esteve em Santarém, Castanhal e Belém, capacitando os colegas, mudando vidas e abrindo portas para que possamos empreender no segmento farmacêutico no estado do Pará, que graças aos inúmeros TACs e uma fiscalização respeitada, é uma grande realidade no cenário paraense.

Realizamos mais uma entrega de carteiras, evento solene do CRF-PA em que recebemos nossos novos farmacêuticos e apresentamos sua nova casa durante os próximos anos. É sempre um prazer gigantesco conhecê-los e conhecer suas famílias, apresentá-los ao Conselho e ao trabalho sério que realizamos. Parabenizo a todos por chegarem até aqui e desejo uma ótima trajetória profissional!

Pela primeira vez consegui estar em dois cafés do CRF-PA no mesmo dia, em Belém e Marabá, prestigiando e agradecendo aos colegas pelo que se dispõem a ser no dia a dia em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico.

Parabéns a todos os farmacêuticos do mundo, mas em especial aos meus colegas do Pará que se doam diariamente para construir a história da profissão farmacêutica com maestria. Uma honra poder fazer parte desse momento, obrigado!

Por fim, realizamos mais uma Solenidade do Farmacêutico, uma noite memorável para a profissão farmacêutica do estado do Pará. O retorno de onde nunca deveríamos ter saído!

Gostaria de parabenizar todos os homenageados e agradecer a todos os farmacêuticos presentes, foi uma noite brilhante e digna da nossa profissão. Espero voltar ano que vem com uma solenidade melhor ainda para a categoria e mostrar que a profissão está em boas mãos e pode melhorar ainda mais.

E seguimos para o mês de outubro, mês comemorativo para os paraenses! Vamos sempre agradecer e celebrar! Com foco no projeto e Deus à frente, vamos continuar trabalhando para mudar a vida dos nos colegas no estado!

Agosto/2019

Caros colegas farmacêuticos,
Mais um mês finda e com ele a certeza de que estamos trabalhando intensamente para melhorar a vida de cada farmacêutico de nosso estado.
Nos primeiros dias de agosto estive em Santarém para realizar um plantão administrativo de atendimento aos colegas e participar de uma reunião com o diretor do hospital municipal da cidade para viabilizar a contratação de mais farmacêuticos e ampliar a empregabilidade dos colegas na região oeste. Foram dias de muito trabalho nessa casa que representa um dos maiores avanços que o CRF-PA teve ao longo dos últimos anos. Agradeço aos colegas que estiveram presentes.
Já no dia 6 de agosto, tive a oportunidade de participar da entrega de carteiras aos novos colegas de profissão, algo que não foi oportunizado a mim quando formei. Mas o CRF-PA sempre se inova, se aprimora e se fortalece através de um convívio sempre presente com os colegas farmacêuticos. Sejam muito bem-vindos a esta bela arte de ser farmacêutico, nos ajudem a cuidar melhor das pessoas e a fazer com que a sociedade reconheça no farmacêutico um profissional indispensável na obtenção de uma saúde melhor.
A primeira semana de agosto foi intensa, no dia 07.08, o CRF-PA assinou o termo de parceria com o Sibrafar (Sistema Brasileiro de Farmácias), empresa especializada em tecnologias voltadas para saúde, para disponibilizar uma plataforma digital que permite aos farmacêuticos paraenses terem acesso às prescrições médicas eletrônicas, pelo site ou pelo celular. O acesso à plataforma será gratuito para os farmacêuticos inscritos no CRF-PA. Fico muito feliz em poder ofertar de maneira gratuita aos colegas do Pará esse projeto inovador e essencial. É assim que vamos avançar, trabalhando de maneira efetiva em prol da melhoria do atendimento ao paciente através do serviços do farmacêutico.
No dia 12 de agosto estive em visita ao Laboratório Central do Pará (Lacen) para uma reunião com o diretor Alberto Junior visando reforçar a parceria entre o CRF-PA e o Lacen para a realização das próximas ações do Farmacêutico par D’Égua, que albergarão inicialmente todas as principais regiões do estado.
Continuando o mês, estive em Marabá para realizar uma série de atividades administrativas na seccional, com atendimento in loco aos colegas farmacêuticos, evidenciando a presença efetiva do CRF-PA de forma positiva na vida dos colegas da região sudeste. Uma casa extremamente aconchegante e que torna viável um pleno atendimento aos farmacêuticos de Marabá e região. Também participei da carreta do hospital do amor, uma ação de atendimento ao público com extrema repercussão social, em que fiquei muito feliz em ver vários farmacêuticos voluntários contribuindo com essa ação.
Já no dia 18.08, o projeto Farmacêutico Pai D’égua participou de uma ação conjunta ao projeto social Esse Rio é Minha Cura, na região de Abaetetuba – a ação desta vez aportou na Ilha de Quianduba. Sou um grande admirador entusiasta de ações que impactam na vida de população, a exemplo do nosso farmacêutico Pai D’Égua, criado há 6 anos e que já esteve na escola, tem uma ação consolidada na rua e agora chegará a mais municípios do estado. Esse Rio é Minha Cura é um projeto que eu já achava sensacional antes de participar e agora sou mais da ainda por ter tido a oportunidade de estar PRESENTE.
No dia 24 de agosto estive na região sul do Pará realizando atividades em conjunto com o nosso GT para a cerimônia de entrega de carteiras, dando boas-vindas aos novos farmacêuticos da região, apresentando também ao vereador João Lúcio o Projeto de Lei que obriga a presença do “Descartômetro” em farmácias e drogarias no município de Redenção, pretendendo estender posteriormente a todos os municípios do sul do Pará. Por fim, tive a oportunidade de participar de um Pai D’Égua na rua, ao alcance da população e com farmacêuticos e acadêmicos maravilhosos que puderam emprestar um pouco do sopro de Deus na vida da população do sul do Pará – uma experiência sensacional!
Findando os trabalhos externos, no dia 27 de agosto, retornei a Santarém para a comemoração do Dia Municipal do Farmacêutico, data alusiva à inauguração de nossa primeira casa no município que atende toda a região Oeste do Pará. Participei do café da tarde e da entrega de carteiras, momento de celebração com os colegas da seccional. Passou um filme pela cabeça do que construímos juntos ao longo dos últimos anos e como temos ratificado a presença positiva do CRF-PA na vida dos colegas farmacêuticos da região.
Terminamos um mês extremamente produtivo e, com foco no projeto e Deus à frente, continuaremos o ano com mais atitudes positivas para a profissão farmacêutica e para a sociedade!

Julho/2019

Caros Colegas Farmacêuticos,

Para muitos, o mês de julho é considerado de férias, mas para o CRF-PA o trabalho não para! Me reporto a vocês para falar das atividades que realizei durante esse mês à frente de nosso Conselho.

No dia 03.07 inauguramos nossa nova Seccional Nordeste. Me sinto muito feliz em poder entregar um novo prédio, edificado absolutamente do nada, sem nenhum tipo de apoio, construído com empreendedorismo e gestão, sem gastar nenhum recurso do CRF-PA.

Foi um momento de muita satisfação em que me senti em êxtase por ter contribuído com essa história, mais feliz ainda em ter percebido no rosto dos colegas e dos futuros farmacêuticos que estiveram presentes ontem, a alegria de ter uma casa belíssima. Ouso dizer, não há conselho de classe em Castanhal mais bonito que o nosso! Desejo que os colegas que serão beneficiados usufruam de um trabalho feito com inteligência e de mãos dadas com os farmacêuticos e para os farmacêuticos.

No dia 05.07 retornei em Castanhal para reunião com o deputado federal Hélio Leite, único deputado paraense que pertence à comissão mista do Projeto de Lei visa substituir a Medida Provisória nº 881/2019, para apresentar — em nome do Fórum das Entidades Farmacêuticas (CRF-PA, SINFARPA e AFEPA) — a demonstração e o sentimento de repúdio a esse projeto, reforçando nosso compromisso com a saúde pública e assistência farmacêutica.

O fórum permanece atuante, de maneira estratégica e silenciosa, para defender os interesses da profissão farmacêutica no estado. Agradeço a presença dos colegas do GT nordeste e a colaboração do deputado Hélio, por ter nos recebido e abraçado nossa causa de maneira extremamente elegante e gentil, bem como elogiado a estrutura da nova seccional nordeste.

No mesmo dia retornei a Belém para comemoramos o aniversário do CRF-PA! A casa dos farmacêuticos paraenses completou 58 anos de trabalho e conquistas para a categoria em nosso estado! A comemoração foi realizada com o Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas no Teatro SESI, com a participação de palestrantes renomados da área e vários colegas de profissão.

Me desloquei a São Domingos do Araguaia e em São Geraldo do Araguaia no dia 18.07 para avaliar o primeiro ano do TAC nos municípios. Um lugar que no passado era só mais uma região abandonada pela gestão anterior e agora, mais do que nunca, o CRF-PA se faz presente de maneira positiva na vida dos farmacêuticos.

O mês findou em 30 de julho quando retomamos mais uma atividade de fiscalização em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visando proteger a sociedade de produtos clandestinos irregulares que estão à disposição, tanto na internet quanto em lojas físicas.

Junto com os fiscais do CRF-PA, acompanhei a diligência da operação, onde mais de 40kg de produtos irregulares foram apreendidos e ajudamos a salvar vidas. Esse é o propósito da fiscalização: salvar vidas! Garantir autonomia para a profissão farmacêutica e garantir possibilidade de trabalho.

Fico feliz em saber que outras ações como essa virão para proteger a sociedade e resguardar o profissional farmacêutico. Tenho certeza que os estabelecimentos que foram fiscalizados não teriam passado por isso se houvesse a presença de um farmacêutico.

Com foco no projeto e Deus à frente, vamos continuar o intenso trabalho em prol de nossa profissão e da saúde da população paraense! Desejo a todos um ótimo segundo semestre com muito trabalho, realizações e conquistas para a categoria!

Junho/2019

Caros colegas farmacêuticos,

 

O mês de junho foi extremamente significativo para a categoria farmacêutica de todo o estado, com celebrações e inaugurações históricas. Iniciamos com a comemoração do Dia Municipal do Farmacêutico em Belém, celebrado dia 1º de junho, foi um momento em que pude presencialmente parabenizar a maioria dos colegas em seu local de trabalho.

 

No dia 3 de junho continuamos as comemorações com o nosso tradicional café da manhã na sede do CRF-PA. Agradeço imensamente a presença de todos os farmacêuticos que estiveram conosco!

 

Dando continuidade a semana alusiva ao dia do farmacêutico em Belém, realizamos no dia 05.06, o 18º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, e no dia 07.06, finalizamos a semana com o Workshop de Estética – ambos os cursos ministrados por grandes colegas e profissionais excelentes.
Já no dia 13.06, iniciamos a luta contra o projeto de lei que pretende estabelecer carga horária de 30 horas semanais aos farmacêuticos, atropelando a proposta de 20hrs que nasceu do Fórum das Entidades Farmacêuticas do Pará. Não podemos e não iremos deixar essa ameaça aos direitos dos profissionais passar em branco.

 

No dia 24.06 tive a oportunidade de me reunir com os farmacêuticos de Castanhal para apresentar a equipe que estará à frente da nova casa dos farmacêuticos, a seccional Nordeste. Aproveitamos para tirar uma série de dúvidas que vêm sendo frequentes através dos canais de relacionamento do CRF-PA. Tudo o que fazemos à frente do CRF-PA é visando promover avanços, progressos, integração e uma união verdadeira.

 

Ainda na semana, me desloquei a Redenção para finalmente inauguramos a nova Seccional do Sul do Pará, no dia 27.06. Demorei a encontrar palavras que conseguisse descrever tudo o que passou pela minha cabeça sobre a inauguração. Gratidão a Deus e a todas as pessoas que nos auxiliaram nessa caminhada para podermos apresentar essa charmosa casa aos farmacêuticos do Pará inteiro. Muito obrigado a todos que participaram desse momento, parabéns aos colegas de redenção e do sul Pará. Espero que essa casa seja resultado de um CRF-PA que sempre se fez presente positivamente na vida de vocês.

 

E chegamos ao fim do primeiro semestre de 2019, um ano muito produtivo e de grandes conquistas para o CRF-PA e para os colegas! Seguiremos em busca de mais avanços e proteção da nossa classe, com o foco no projeto e Deus a Frente sempre! Bom mês de julho a todos.

Maio/2019

Prezados colegas farmacêuticos,

 

Mais um mês de trabalho intenso findou, mês importante com extremas realizações do CRF-PA! O mês de maio já começou no segundo dia com a primeira edição de 2019 do curso Farmacêuticos S/A do CRF-PA. Fiquei extremamente satisfeito com a adesão dos colegas e em poder contribuir com o processo de aperfeiçoamento dos nossos farmacêuticos na região de Marabá. Sou grato em poder recebê-los em nossa casa, criada em 2012 e reformada em 2016 — fico muito feliz em fazer parte dessa história.

 

No mesmo dia estivemos com projeto Farmacêuticos S/A em Parauapebas, que realmente mostrou ao que veio: conseguiu reunir grande parte dos colegas da região e fiquei muito feliz com a participação de todos.

 

No dia seguinte estive na nova casa do farmacêutico do sul do Pará em Redenção que recebeu uma série de atividades do CRF-PA, com a edição do projeto Farmacêuticos S/A, lançamento do Decola Farmacêutico e a cerimônia de entrega das carteiras aos novos profissionais do município. Fiquei extremamente feliz com a recepção, mostrando que Redenção, abandonada até 2008, era um município que precisava ser trabalhado. Obrigado a todos que contribuíram para isso, parabéns aos colegas de Redenção e de todos os municípios que participaram e puderam presenciar esse grande momento.

 

No dia 09, estive em Castanhal para a apresentação do projeto Decola Farmacêutico, onde pude apresentar nosso Guia de Bolso sobre Vacinas e explicar o real propósito do projeto decola farmacêutico. Essa também foi uma oportunidade dos colegas que prestigiaram conhecerem um pouco do que será a casa dos farmacêuticos do Nordeste do estado, casa que foi construída de mãos dadas com os colegas da região.

Em 15 de maio, parti para Santarém, onde fui recebido de maneira calorosa pelos colegas, que prestigiaram a reinauguração de nossa Seccional Oeste. A cerimônia foi realmente magnífica e entregamos à comunidade farmacêutica do oeste do Pará uma nova casa! Muito feliz por contribuir um pouco com essa trajetória de avanços que vem sendo construída de mãos dadas com a categoria farmacêutica em todo o Pará. Agora é se preparar para inaugurar as seccionais sul e nordeste!

 

Seguindo o mês, no dia 21 estive em Parauapebas para uma reunião organizada pela Vigilância Sanitária do município para discutir e alinhar os procedimentos de fiscalização conjunta que ocorrerão em breve na região. O objetivo do trabalho é oferecer a retaguarda do farmacêutico e reforçar sua autoridade técnica nos estabelecimentos de saúde, além de reiterar os procedimentos da Devisa e estreitar a parceria entre os órgãos de fiscalização, protegendo a sociedade. Já nos dias 23 e 24 de maio, participei do momento de capacitação dos funcionários do CRF-PA, foi um momento importante para todos nós. Dois dias de desenvolvimento pessoal e profissional e integração entre todos. Muito feliz em fazer parte desse processo e ver que a cada ano nos empenhamos mais em tornar esses dias efetivos e proveitoso, agradeço a todos os nossos colaboradores que todos os dias empenham sua sabedoria e dedicação para solucionar as demandas da nossa profissão.
Por fim, no dia 29 estive em Castanhal para participar da 4° Jornada de Empreendedorismo e da Jornada de farmácia da faculdade Estácio. Um prazer inenarrável estar presente diante de tantos colegas farmacêuticos em um evento tão bem organizado e sentir o calor da comunidade acadêmica do município de Castanhal, que albergará a nossa seccional nordeste.
Muito obrigado pelo carinho, pela recepção. Obrigado à coordenação do curso e aos professores, e parabéns à direção pelo brilhantismo no evento.

 

E estamos chegando ao final do primeiro semestre de 2019 seguiremos com foco no projeto e Deus à frente!

Abril/2019

Prezados colegas farmacêuticos,

 

Com o mês de abril findado, chegou a hora de revisitarmos as atividades e realizações do CRF-PA em prol da categoria farmacêutica em nosso estado.

 

No dia 06.04, iniciei o mês em Santarém para o lançamento do Guia de Bolso de Vacinas que é parte do projeto Decola Farmacêutico do CRF-PA. Além disso, participei do Fórum das Entidades Farmacêuticas do Pará que contou com forte adesão dos colegas que puderam discutir de maneira democrática sobre os seus anseios, necessidades e projetos de trabalho que visem o crescimento da profissão. Agradeço aos colegas do Oeste do Pará pelo carinho nesses dias em que estivemos juntos.

 

Já no dia 08.04, participei da cerimônia de entrega das carteiras aos profissionais recém-inseridos no mercado. Oportunidade em que pude orientá-los sobre seus direitos, deveres, conduta ética na trajetória profissional e sobre as atividades e funcionamento do CRF-PA, que será sua casa daqui pra frente.

 

Ainda nesse mês, recebi a feliz notícia de que, mais uma vez, o CRF-PA, está concorrendo à premiação Maiores e Melhores do Pará – 2019, na categoria “Conselhos de Classe”. Esse é mais um resultado de nosso intenso trabalho ao longo desses anos!

 

Também chegamos à reta final para a entrega das três novas casas dos farmacêuticos: a reinauguração da seccional Oeste em Santarém e inauguração das seccionais Nordeste e Sul, em Castanhal e Redenção, respectivamente. Casas feitas para servir de apoio aos colegas de todas as regiões, construídas apenas com recursos regionais, advindos de muito trabalho e dedicação do CRF-PA em parceria com a categoria. Em breve também mostraremos o projeto para a nova sede em Belém — mais ampla e acolhedora!

 

Por fim, após uma maratona do Fórum das Entidades Farmacêuticas pelo interior do Pará, chegamos a Belém para a última edição. Sinto-me extremamente satisfeito com o resultado e a participação da categoria que demonstrou interesse em contribuir com suas sugestões. Agradeço a presença de todos e a parceria das entidades e irmãos Sinfarpa e Afepa, que tem em seus ventres o empenho de construir uma profissão mais forte e que caminha de mãos dadas com os farmacêuticos de todo o estado do Pará. Espero em breve retornar com avanços concretos e com o que a categoria realmente precisa: verdade! A verdade caminhando sempre à frente dos passos das entidades.

 

Agradeço primeiramente a Deus por mais um mês intenso e à categoria farmacêutica pela confiança em nosso trabalho. Seguimos com foco no projeto e Deus à frente, nosso trabalho nunca para!

Março/2019

Caros colegas farmacêuticos,

 

O mês de março chegou ao fim e a satisfação em poder contribuir no crescimento e fortalecimento da categoria farmacêutica não tem limites. Demos continuidade ao nosso Fórum, que está sendo muito bem recebido pelos colegas, apresentamos novos projetos e tocamos atividades administrativas do CRF-PA por todo o estado.

 

Este mês desbravamos mais ainda o interior do Pará com o Fórum das Entidades Farmacêuticas do Pará. Nossa caminhada iniciou no dia 12.03 em Castanhal, seguindo para Tucuruí no dia 14.03 e englobando os colegas de Jacundá e Breu Branco. Nos dias 28 e 29 de março, retomamos a caminhada nos municípios de Abaetetuba e Barcarena, respectivamente. Estou muito satisfeito com o resultado dos fóruns, me sentindo mais desafiado em ter a responsabilidade de conduzir este encontro e na certeza de que vamos sim construir novos momentos para a profissão farmacêutica no estado do Pará.

 

No dia 15.03, o CRF-PA, através de seus representantes, esteve presente na Pré-conferência de Saúde do Município de Belém. A reunião teve por finalidade a eleição de delegados para a representação do seguimento trabalhadores de saúde durante a Conferência Municipal de Saúde que será realizada no mês de abril.

 

Já no dia 21.03, cheguei a Santarém e no mesmo dia apresentei pela primeira vez a palestra “Farmacêuticos, e Agora?”. Um desafio em mostrar aos futuros colegas de profissão o que fazer nesse processo de transição importante entre a saída da faculdade e a entrada no mercado de trabalho, mostrar que o papel do CRF-PA não é apenas fiscalizar, mas capacitar, educar e garantir que os nossos colegas tenham um CRF presente e parceiro em toda a sua caminhada profissional.

 

No dia seguinte tive a oportunidade de realizar a Solenidade de entrega das carteiras aos novos colegas da região. Posteriormente, me dediquei as atividades administrativas do município, com o intuito de entregar à sociedade de Santarém a nova casa dos farmacêuticos no Oeste do Pará.

 

Participei ainda de reunião no Ministério Público para tratar de medidas judiciais e administrativas e solicitar o apoio do MP na inserção efetiva dos farmacêuticos na saúde pública do município – imprescindível para a sociedade que precisa da assistência dos profissionais da saúde de forma correta.

 

Encerramos o mês de março apresentando à comunidade farmacêutica de todo o estado do Pará (e aparentemente a todo o resto do Brasil, pela repercussão e pedidos através das redes sociais) nosso Guia de Bolso de Vacinas, material que faz parte de mais um projeto inovador, o Decola Farmacêutico. Vários conteúdos que serão disponibilizados aos colegas com o intuito de fornecer ferramentas para que eles alcancem novos voos, novos momentos e avanços concretos para a profissão farmacêutica. Essa foi apenas a primeira edição de muitas que virão!

 

Por fim, desejo a todos um excelente mês de abril e agradeço aos colegas que acreditam em nosso trabalho e sempre caminham de mãos dadas com o CRF/PA. Seguimos em busca de mais avanços, sempre com fé em Deus e foco no projeto!

Fevereiro/2019

Prezados colegas farmacêuticos,

 

Ao fim de cada mês é importante revisitarmos as atividades e realizações do CRF-PA em prol da categoria farmacêutica. No mês de fevereiro, realizamos diversas atividades na capital e interior do estado, com o objetivo de consolidar ainda mais a profissão em nosso estado.

 

O mês começou logo no primeiro dia, 01.02, com o plantão da diretoria em Redenção, onde estive presente com os colegas para esclarecer dúvidas e resolver pendências administrativos, além de apresentar nosso novo superintendente da seccional Sul do Pará, Dr. Matheus Malveira. Na oportunidade, também visitei nossa seccional Sul, que será entregue em breve.

 

No dia 12.02, realizamos a nossa Live da Diretoria, um novo formato para nos aproximarmos dos colegas farmacêuticos e esclarecer dúvidas acerca de um tema – dessa vez conversamos um pouco sobre a fiscalização do CRF-PA. Obrigado a todos que participaram e enriqueceram nosso debate.

 

Já no dia 13.02, recebi representantes da Coordenação Geral do Núcleo Estadual do Pará para conversar sobre um ofício recebido pelo CRF-PA do Ministério da Saúde, que apresentou a intenção de estreitar parcerias com o CRF-PA, objetivando principalmente o compartilhamento de informações, produção de demandas, recomendações, intercâmbios de experiências e capacitação do quadro do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS).

 

Na ocasião, foi formalizado um protocolo de ações conjuntas entre o DENASUS e o CRF-PA para, de maneira objetiva, resguardar os serviços farmacêuticos prestados à sociedade e garantir que o previsto no SUS, segundo a Constituição Federal, seja cumprido pelo gestores públicos. Esta será mais uma parceria firmada que impactará na melhoria e qualidade dos serviços de saúde e à profissão do farmacêutico – resultado de anos de trabalho que o CRF-PA vem realizando em nossa região.

 

Já em 20.02, foi assinado mais um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no município de Oriximiná – uma vitória para a classe farmacêutica na garantia de mais empregos, bem como para a população do estado que contará com a assistência farmacêutica.

 

No dia 25.02, realizamos a entrega das carteiras de uma forma inédita, através de uma cerimônia no Hotel Sagres. Foi uma oportunidade em que pude apresenta-los o CRF-PA, o Sindicato dos Farmacêuticos do Pará (SINFARPA) e a Associação dos Farmacêuticos do Estado do Pará (AFEPA), entidades que andarão de mãos dadas nessa nova etapa de suas vidas. Esta é mais uma iniciativa do CRF-PA para valorizar os farmacêuticos e aproximá-los ainda mais da casa dos farmacêuticos do Pará.

 

A partir do dia 18.02 iniciamos nosso Fórum das Entidades Farmacêuticas, um compromisso firmado com a categoria em 2017. A primeira edição foi realizada em Paragominas, no dia 18.02, seguido pela Região do Salgado em 21.02, Redenção e Xinguara em 26.02, Parauapebas (27.02) e, por fim, em Marabá, no dia 28.02 – uma verdadeira maratona em prol da profissão farmacêutica. O Fórum é um espaço para discutirmos deliberarmos de forma ampla e participativa acerca das condições de trabalho e salariais, carga horária e demais assuntos pertinentes à profissão. Agradeço a todos que estiveram presentes e tornaram nossas discussões muito produtivas.

 

Encerramos assim, um mês bastante produtivo e de realizações para a classe farmacêutica. Com Deus à frente e foco no projeto, a caminhada continua firme e forte, prontos para mais conquistas nesse ano que só está começando!

Janeiro/2019

Caros colegas,

 

Após um intenso 2018, no qual terminamos com um saldo positivo para a profissão farmacêutica em nosso estado, começamos 2019 com o sentimento de dever cumprido e a certeza de que avançaremos cada vez mais. Para iniciar o ano, no dia 03.01 estive em Castanhal e pude acompanhar as obras da Seccional Nordeste, foi muito bom poder ver uma casa edificada absolutamente do nada, em que o CRF-PA apresentará em breve ao município de Castanhal o resultado de muito trabalho, esforço, comprometimento e união entre categoria e seu conselho de classe (CRF-PA).

 

Já no dia 9.01, fui à Santarém, onde participei de atividades administrativas o dia inteiro na cidade, por conta da nova seccional oeste e demais demandas.

 

Janeiro é um mês de suma importância para nós, pois comemoramos o Dia Nacional do Farmacêutico. Em um país com tanta desigualdade como o Brasil, é preciso olhar para o companheiro ao lado e lhe estender a mão, o que nós farmacêuticos, fazemos muito bem! E para comemorar a data, o CRF-PA ofereceu aos seus farmacêuticos um café da manhã em todas as seccionais e futuras seccionais do estado e na sede, localizada em Belém.

 

Dedico uma atenção especial à Castanhal, além de estarmos com nossa Seccional Nordeste quase pronta, conseguimos realizar, pela primeira vez, uma ação alusiva ao Dia Municipal do Farmacêutico na cidade, no dia 30.01. Principalmente para celebrar uma data tão importante como foi a assinatura do TAC no município – que permitiu que a sociedade pudesse contar com o farmacêutico em horário integral. Sinto-me satisfeito por todo trabalho que estamos construindo em Castanhal, a consolidação da nossa profissão, outrora esquecida nesse município e no interior do estado.

 

Ainda em Castanhal, fui convidado pela Secretária de Saúde, para debater a inserção do farmacêutico nas Unidades de Saúde (pois existe uma carência gigante já detectada e notificada pelo serviço de fiscalização do CRF-PA) para que a Secretaria possa se adequar o quanto antes e garantir à sociedade o direto de contar com o farmacêutico nas unidades e nos hospitais pertencentes a rede pública de saúde.

 

No mesmo dia retornei a Belém para participar da 17° edição do Seminário Belém, que veio para motivar nossos colegas farmacêuticos com um tema palpitante e um professor sensacional. O curso apresentou à categoria estudos de casos de sucesso acerca da interpretação de exames laboratoriais, expandindo o papel do farmacêutico no âmbito da farmácia clínica.

 

Por fim, desejo a todos um excelente ano e com muito foco e Deus à frente continuaremos caminhando e realizando nossos projetos. O trabalho do CRF-PA nunca para!

Veja outras mensagens