CRF-PA | Mensagem do Presidente 2012
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
11044
page-template-default,page,page-id-11044,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2012

Janeiro 2012

Nobres colegas,

Inicio este ano com as melhores expectativas de que juntos possamos continuar um trajeto de conquistas e dedicação à classe farmacêutica. E, no que depender do CRF/PA, tenho plena certeza que vivenciaremos mais um ano de trabalho intenso visando o crescimento conjunto da categoria da qual tão orgulhosamente faço parte.

Nada melhor do que começar o ano em festa, uma festa para além das comemorações de tudo o que vem dando certo. Uma festa de reconhecimento, de merecidas homenagens a quem optou profissionalmente por contribuir para a promoção da saúde, da vida! Nesse sentido, aproveito o momento e o mês para novamente parabenizá-los pelo Dia Nacional do Farmacêutico, que celebramos em 20 de janeiro. Um dia conquistado com méritos por profissionais dedicados incondicionalmente à valorização da vida.

Há anos vimos escrevendo juntos uma belíssima história. Uma história traçado por cada gesto de compromisso com o ser humano, por cada orientação atribuída ao paciente, por cada hora dedicada à pesquisa… Enfim, atuamos para dar seguimento à existência e por isso nossa profissão é fundamental à sociedade. Somos protagonistas de um novo tempo e de muitas transformações, especialmente no Estado do Pará, onde nossa classe se organiza e cresce a cada dia.

Tenho muito orgulho em ser farmacêutico e de estar à frente de um Conselho repleto de profissionais qualificados, que lutam por uma melhor assistência à sociedade. Mas se esse orgulho cresce a cada dia, é porque vocês são os principais atores de tudo isso. Mais uma vez os parabenizo, meus colegas, por desbravarem o tempo e inventarem novos caminhos.

Por fim, para firmar esse espírito de avanço profissional, comecemos o ano com capacitação a todos os farmacêuticos do Estado. Nesse sentido, o CRF/PA os convoca a participar do XI Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará, a ser realizado no próximo dia 10 de fevereiro, no auditório da Computer Hall, em Belém. Para além das palestras do Ciclo, haverá também mais três Workshops (I Workshop de Farmácia Hospitalar, I Workshop de Análises Clínicas e II Workshop de Farmácia Magistral).

Vale ressaltar que as vagas, tanto para as palestras do Ciclo quanto para os Workshops, são limitadas e só é permitida a inscrição em um Workshop. As inscrições devem ser feitas presencialmente mediante um kit de higiene dental (creme e escova dental), na sede do CRF/PA, localizada à Av. Almirante Barroso, 788.

No dia 27 de janeiro ocorrerá, também, o Curso de Atualização Farmacêutica em Santarém. Convoco os profissionais do município para se increver o quanto antes para que garantam suas vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site do CRF/PA, seção Fale Conosco, envie mensagem com assunto “Eventos” e solicite sua inscrição.

A programação completa dos eventos está disponível em nosso site www.crfpa.org.br. Participem!

Um forte abraço.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Fevereiro 2012

Nobres colegas,

Encerramos o mês de fevereiro com um saldo muito positivo, tanto em relação à capacitação profissional, quanto às fiscalizações. No dia 10/02 realizamos a 11ª edição do Ciclo de Conferências, que reuniu mais de 600 pessoas, entre profissionais e estudantes. Inovamos com a inserção de Workshops ao Ciclo, e com isso, foram ministrados o I Workshop e Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar e o II Workshop de Farmácia Magistral. Dessa forma, agradeço a todos os farmacêuticos que participaram e fizeram do evento um enorme sucesso.

Além da capacitação, um grande passo em favor das fiscalizações foi dado no Ciclo de Conferências. A assinatura do Termo de Cooperação entre o CRF/PA e o Ministério Público Federal veio somar forças ao trabalho do Conselho e garantir à população uma assistência farmacêutica adequada, livre de riscos decorrentes de negligências, imperícias ou imprudência na manipulação de medicamentos. Mais uma vitória para a classe e para a sociedade.

Também estivemos em Santarém para garantir o cumprimento da Assistência Farmacêutica. Fiscalizamos a grande maioria dos estabelecimentos farmacêuticos no município e infelizmente ainda autuamos alguns por não garantirem Assistência plena à população. Não trabalhamos para punir nossos farmacêuticos, pelo contrário, trabalhamos para que a sociedade possa contar com os serviços de nossa classe e consequentemente, trabalhamos em favor da mesma no sentido de favorecer a abertura de mais postos de trabalho.

Bom, e paralelamente aos nossos trabalhos diários já estamos em clima de festa. Afinal, aproxima-se o dia da maior comemoração da classe farmacêutica: a Solenidade do Farmacêutico. E, como em todos os anos, promete ser um grande evento com homenagens a profissionais que se destacaram ao longo de 2011. Anotem em suas agendas a data 14 de abril, pois este será o dia de nossa comemoração. Em breve os convites estarão chegando a suas residências com todas azs informações para a participação na Solenidade do Farmacêutico.

Além disso, quero aproveitar a oportunidade e convocar todos os profissionais de Marabá e da região Sudeste a participarem do 3º Curso de Atualização Farmacêutica do município, que acontecerá no dia 02 de março. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.crfpa.org.br. Conto com a presença de todos.

Um forte abraço.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Abril 2012

Nobres colegas farmacêuticos,

Começamos o mês de abril com um ritmo intenso, no dia 02.04 inauguramos a primeira seccional do CRF/PA. Localizada em Marabá, a seccional irá atender todos os farmacêuticos da região Sudeste do Estado. Em breve estaremos inaugurando a segunda seccional, em Santarém, para atender os profissionais do Oeste do Pará. De forma contínua, pretendemos ampliar os espaços do Conselho para outras regiões e, assim, descentralizar positivamente os serviços para facilitar aos usuários os encaminhamentos dos processos.

Lembramos também, que estivemos apoiando a luta dos farmacêuticos de Belém pela valorização profissional, tendo a redução da carga horária de trabalho e o aumento salarial como principais pautas de reivindicação. Com um dia de paralisação e um indicativo de greve iniciado no dia 16.04, os farmacêuticos de algumas redes de drogarias foram às ruas mostrar a força e a união com que edifica a nossa classe.

No dia 18.04, estive em Brasília, no Senado Federal, para discutir sobre a redução da carga horária de trabalho da profissão farmacêutica para 30 horas.  O encontro, que teve a iniciativa do Conselho Federal de Farmácia, reuniu senadores, deputados federais, diretores dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, conselheiros federais e diretores de organizações farmacêuticas. Estamos todos lutando pela aprovação do PL 113/05 que dispõe sobre a duração do trabalho dos farmacêuticos e, nesse sentido, convido você, farmacêutico, a se engajar nesta luta, pois esta é uma causa que irá beneficiar toda a sociedade. Se aprovada, a redução da carga horária irá contribuir para a qualificação de uma assistência farmacêutica plena, além de afastar o farmacêutico de uma carga de trabalho estressante a que atualmente está sujeito.

Bom, para além de nossa lutas e atividades cotidianas, há duas semanas vivenciamos um maravilhoso momento, que inclusive já entrou para a história do Conselho Regional de Farmácia do Pará, que é a Solenidade do Farmacêutico. Envolto pela emoção de poder contribuir com o enobrecimento e reconhecimento da classe farmacêutica no Estado, pude acompanhar a realização de profissionais que diariamente lutam para estender a profissão e levá-la a territórios antes desamparados. E ter a oportunidade de homenageá-los pelas conquistas é ainda mais satisfatório para mim, enquanto representante de uma autarquia tão importante quanto o CRF/PA.

Quero agradecer todo o carinho recebido. Os elogios foram muitos pela maravilhosa festa. Esperamos contar sempre com a participação dos colegas, para que possamos aumentar o prestígio de nossa grande confraternização a cada ano.

No dia 26.04, estive em Parauapebas para ratificar a garantia da Assistência Farmacêutica à população, pois, alguns proprietários estavam se recusando a contratar farmacêuticos por considerarem uma atividade onerosa, sem ao menos se importar com a saúde dos cidadãos. Mas fui firme e não abri mão do que nossa classe conquistou com muita veemência. No próximo ano, todos os estabelecimentos terão sim que oferecer Assistência Farmacêutica em período integral.

Por fim, saliento que neste mês de maio teremos uma intensa fiscalização a fim de resguardar os interesses de nossa profissão e da sociedade, que tanto precisa de nossos serviços.

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Maio 2012

Meus caros colegas,

O mês de maio foi iniciado com a lamentável perda de nosso grande amigo e ex-diretor Pirajaguara Pereira Ferraro, falecido no dia 03.05. Um homem de grande importância para nós, justamente pelo comprometimento que tinha com a profissão farmacêutica. Ferraro participou de momentos marcantes para o CRF/PA, como a conquista de vários Termos de Ajustamento de Conduta e a participação em inúmeros eventos de Educação Continuada. Foi presidente, vice-presidente, conselheiro regional e atualmente auxiliava o Dr. Walter Jorge João ao posto de conselheiro Federal no Conselho Federal de Farmácia.

De forma memorável, no ano passado, a brilhante contribuição de Ferraro à construção da história da Farmácia no Pará foi registrada no livro comemorativo aos 50 anos do CRF/PA. Na obra, nosso grande amigo afirmou que não imaginava que a profissão farmacêutica passaria por tantas transformações ao longo dos anos. E nós não imaginávamos que perderíamos tão cedo um dos responsáveis por essas transformações.

Ferraro teve uma participação notável na perícia do Pará. Ele realizou perícia em armas e roupas dos agentes envolvidos no caso do conflito agrário em Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996. Participou, também, da identificação das vítimas do desabamento do Edifício Raimundo Farias, em 1987, e chefiou o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Ordem Terceira.

Este ano, Ferraro protagonizou, merecidamente, o recebimento da maior honraria nacional da profissão farmacêutica em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. Em janeiro, eu e Walter estivemos em Brasília compartilhando com ele deste momento. Nosso grande amigo nos deixa saudade e uma espaçosa lacuna para a profissão farmacêutica no Pará, que contou com 31 anos de seu serviço frente à perícia criminal.

A você, eterno amigo, todo o reconhecimento e gratidão por ter sido um grande homem, um brilhante profissional, um parceiro de todas as horas. Mais uma vez, deixo minhas condolências aos familiares.

Bom, apesar do triste acontecimento, tivemos que dar continuidade às atividades. No dia 10.05, estive reunido com os farmacêuticos de Parauapebas no sentido de tranquilizá-los sobre o Termo de Ajustamento de Conduta – que este ano passou a determinar Assistência Farmacêutica em período integral – e confirmar a intenção do CRF de progredir com a assistência em caráter permanente no município.

Na semana do dia 25.05, a classe farmacêutica obteve uma grande vitória. Aquele foi o dia em que tivemos o prazer de receber a excelente notícia do veto da presidenta Dilma à venda de medicamentos em supermercados. Durante as semanas anteriores ao veto, uma forte mobilização nacional, articulada pelos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, Federação Nacional dos Farmacêuticos e outras entidades, tomou conta das redes sociais com objetivo de sensibilizar e alertar a autoridade para os riscos que a sociedade estaria exposta caso o Artigo nº 8 da Medida Provisória em questão fosse aprovado.

Dessa forma, parabenizo a atitude do Conselho Federal de Farmácia, em especial ao presidente Dr. Walter João, pela coerência e determinação com que conduziu, mais uma vez, a luta em favor da sociedade.

Além disso, o Conselho Regional de Farmácia do Pará dá continuidade aos projetos que levam capacitação farmacêutica ao interior do Estado. No próximo dia 14.06, promovendo a primeira edição do Curso de Atualização Farmacêutica no município de Tucumã. Além dos profissionais deste município, o evento também é voltado para os farmacêuticos de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. Já no dia seguinte, 15.06, a equipe do CRF/PA vai a Marabá, onde ocorre o 4º Curso de Atualização Farmacêutica no município. Ambos eventos contará com a participação do Dr. Adilson Bezerra, Delegado da Polícia Federal e ex-Chefe de Inteligência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Junho 2012

Meus caros colegas,

 

No final de maio, tivemos a oportunidade de entregar os alimentos arrecadados no período da Solenidade do Farmacêutico a duas instituições sociais. Os alimentos foram doados a Casa Menino Jesus III, que desempenha papel exemplar no acolhimento às crianças portadoras de câncer e à Comunidade Terapêutica Boa Morada, dedicada à recuperação e tratamento de dependentes químicos.

No primeiro dia deste mês comemoramos o Dia Municipal do Farmacêutico, celebrado desde 2010, ano em que a data foi instituída na Câmara Municipal de Belém por meio da Lei nº 8.738/10, em razão de ter sido um marco para a história da Farmácia no Pará, uma vez que no dia 1º de junho de 2000 o Termo de Ajustamento de Conduta entrara em vigor na cidade garantindo a Assistência Farmacêutica em período integral. O fato representou a força e determinação da categoria e se tornou exemplo seguido em todo do país.

No dia 1º de junho o CRF/PA era só clima de confraternização, pois muitos farmacêuticos estiveram reunidos na sede durante o café da manhã proporcionado pelo CRF/PA para comemorar a passagem da data. Além disso, divulgamos spots em algumas rádios da cidade no sentido de estender a valorização profissional.

Durante os dias 14 e 15 de junho, promovemos cursos de atualização farmacêutica em Tucumã e Marabá, respectivamente. Em Tucumã, o evento foi realizado pela primeira vez e reuniu farmacêuticos da própria localidade e de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. Em Marabá o evento ocorreu em sua quarta edição e reuniu cerca de 80% do contingente de farmacêuticos do município.

Ambos os cursos foram ministrados pelo Dr. Adilson Batista Bezerra delegado da Polícia Federal e ex-chefe da Inteligência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, em Tucumã o tema abordado versou sobre a responsabilidade criminal do farmacêutico nas ações de combate à pirataria de medicamentos e, em Mabará, o palestrante falou sobre a Portaria 344/98 do Ministério da Saúde e a responsabilidade do farmacêutico no sentido de promover a fiscalização prática ao lidar com os medicamentos e receituários. Dessa forma, gostaria de agradecer a presença de todos os participantes por compreenderem a importância e valorizarem estes momentos de capacitação profissional.

Aproveito, ainda, para informar aos farmacêuticos de Altamira que as inscrições para o 3º Curso de Atualização que ocorrerá na cidade, no dia 06 de julho, já estão abertas.

Bem, meus caros colegas, neste mês recebemos um parecer do Conselho Federal de Farmácia em resposta a uma solicitação de esclarecimento que fizemos sobre a prescrição de medicamentos por outras profissões. De acordo com o entendimento da Consultoria Jurídica do CFF, aos profissionais de enfermagem é vedado administrar medicamentos sem prescrição médica, salvo nos casos de extrema urgência. Porém, a exceção à regra ocorre no caso de prescrição de medicamentos ministrados em programas de saúde pública (hipertensos, diabéticos, tuberculosos, HIV, saúde mental) e em rotina aprovada pela instituição de saúde, desde que não sejam medicamentos listados na Portaria 344/98.

No caso dos cirurgiões dentistas, estes estão capacitados a prescrever medicamentos em casos inerentes às suas especialidades, inclusive psicotrópicos e antibióticos, nos termos do Decreto nº 20.931/32, da Lei Federal nº 5.081/66 e da Portaria do Ministério da Saúde nº 344/98.

Em breve estaremos transformando todas essas informações sobre prescrições feitas por profissionais não médicos em material de palestra e orientação para resguardar o exercício profissional de cada um dos colegas.

Estive presente  em Brasília, no final de junho, para participar da audiência pública na Anvisa sobre a revogação da IN 10 da RDC 44/09, que pretende retirar os medicamentos isentos de prescrição da área da farmácia que fica sob a tutela do farmacêutico e colocar os produtos nas gôndolas e prateleiras, o que pra nós é um verdadeiro retrocesso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Acompanhamos o repúdio com o qual se manifestou o Conselho Federal de Farmácia sobre a questão e vamos lutar muito para que esta norma não prejudique a sociedade brasileira, em especial, a paraense.

Por fim, comunico novamente que no dia 27 de agosto estaremos inaugurando mais uma seccional do CRF/PA e desta vez a extensão do Conselho atenderá os farmacêuticos do Oeste do Pará. A sede será situada no município de Santarém e abreviará o tempo de resolução dos procedimentos.

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Julho 2012

Meus caros colegas,

Iniciamos o mês de julho com a realização do 3º Curso de Atualização Farmacêutica de Altamira e aqui exponho meu contentamento com a participação dos colegas do município, que atribuíram grande importância à capacitação profissional e permitiram mais um grande momento de integração com a classe farmacêutica que a cada dia mais se consolida naquela região.

No dia 09 de agosto, ocorreu o 3º Curso de Atualização Farmacêutica de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis. Agradeço todos os profissionais que participaram com o objetivo de somar conhecimentos.

Nos dias 21 e 22 de agosto será realizado o V Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, em Redenção. E no dia 24.08, ocorrerá o VI Ciclo de Conferências do Sudeste do Pará, em Marabá. Estejam atentos em nossos canais que comunicação, pois brevemente as inscrições serão abertas.

Aproveito para comunicar a todos que no dia 27 de agosto será inaugurada mais uma Seccional do CRF/PA, desta vez no Oeste do Estado, em Santarém. Esta expansão física do Conselho permitirá a descentralização e agilidade dos serviços, favorecendo os farmacêuticos da região. Nossa intenção é que em um futuro próximo possamos estender este posto avançado de serviços a outros territórios do Pará.

Com elevado grau de insatisfação me encaminho para a finalização desta mensagem, pois ao término do mês de julho, a sociedade brasileira foi grandiosamente desrespeitada pela nova norma da Anvisa que liberou a comercialização dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) ao alcance da população, sem a correta orientação de administração medicamentosa por um profissional farmacêutico.

Quero lembrar aos colegas que essa RDC 41/12 não torna obrigatória a disponibilização dos MIP’s nas gondôlas das drogarias e farmácias, cabe ao farmacêutico, como responsável técnico, civil e criminal do estabelecimento orientar o empresário quanto ao risco inerente a utilização incorreta dos MIP’s e, portanto, esta medida ainda deverá ser muito combatida pelas entidades farmacêuticas deste País.

A medida é repugnante, um desserviço à população que contraria a política governamental de saúde do atual governo, inclusive, o recente veto da Presidenta Dilma à venda de medicamentos em supermercados. Mas, apesar de considerar a nova regra um total retrocesso, a classe farmacêutica não se intimidará e continuará lutando em defesa da sociedade. Nos manteremos firmes na batalha em favor do uso racional de medicamentos, afastando a banalização do consumo de medicamentos por influências mercadológicas e os riscos da automedicação. A saúde não pode mais ser tratada como uma mercadoria ela precisa ser um instrumento de cidadania!

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Agosto 2012

Meus caros colegas,

No mês de agosto as atividades do CRF/PA foram intensas. No dia 09.08 tivemos a oportunidade de estar em Parauapebas para mais um momento de capacitação científica e afirmação profissional naquela região, Já nos dias 21 e 22.08, realizamos o V Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, em Redenção, onde reunimos cerca de 80 profissionais e a 1ª turma da Faculdade daquele município. Em seguida, fomos ao município de Marabá, onde estivemos no dia 24.08 para levar capacitação aos farmacêuticos da região Sudeste do Estado.

Aproveito a oportunidade para parabenizar os profissionais e estudantes de farmácia pela grande participação em nossos eventos de Educação Continuada, pois, acreditamos na importância da capacitação farmacêutica. Isso porque a qualificação profissional potencializa o oferecimento de bons serviços à população e, ainda, a valorização de nossa classe perante a sociedade.

Por isso, colegas, não deixem de participar dos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo CRF/PA, sejam cursos de atualização ou ciclos de conferências. Somos um dos poucos Conselhos de classe a atentar para a necessidade de qualificar os seus profissionais e o que é melhor, promover isso aos mais longínquos municípios. Afirmo que continuaremos zelando pelo aprimoramento do conhecimento farmacêutico, porque sem capacitação profissional, não há avanços em nossa classe.

Bem, também aproveito o ensejo para falar do orgulho em poder inaugurar a segunda Seccional do CRF/PA. No dia 27.08, estive em Santarém, juntamente com outros representantes do Conselho, para inaugurar o espaço em que passaremos a estender os nossos serviços aos profissionais do Oeste do Estado. Descerrei, juntamente com o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, a placa que inaugurou a mais nova Seccional e que representa uma grande conquista da profissão.

Durante os dias 30 e 31.08, estive no Maranhão para participar de uma Plenária realizada pelo CFF, que lá ocorreu por conta da celebração do Jubileu de Ouro do Conselho de Farmácia do Maranhão, previamente comemorado. Prestigiei o festejo pelo transcurso dos 50 anos de história do Conselho, que, de fato, completará seu júbilo no próximo dia em 29 de outubro.

Colegas, no dia 30 de agosto, li no site da Câmara dos Deputados uma notícia que me preocupa bastante. O Deputado Federal Paulo Feijó, do PL-RJ, é autor do Projeto de Lei 3360/12, que permite que os técnicos assumam a responsabilidade técnica por farmácias e drogarias, diante de várias argumentações que vêm ao desencontro de tudo o que profissão farmacêutica vem conquistando ao longo do tempo. Mesmo com todas as dificuldades, já estamos mobilizados enquanto Conselhos de Farmácia no Brasil para mais uma luta por nossa ambicionada profissão. Isto é mais um retrocesso que tenta ser colocado para nossa profissão, estejamos todos atentos para as mobilizações que serão necessárias para não permitir avanços nesse projeto.

Para ter acesso à informação, encaminho o link:

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/425238-PROJETO-PERMITE-QUE-TECNICOS-SE-RESPONSABILIZEM-POR-FARMACIAS.html

Pois bem, comunico que, no próximo dia 27.09, ocorrerá o IX Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Oeste do Pará, em Santarém, para capacitar os farmacêuticos de toda a região. Portanto, os convoco a realizarem suas inscrições.

Por fim, convido todos os farmacêuticos para juntos celebrarmos no dia 25.09, o Dia Internacional do Farmacêutico com um brunch, que será servido a partir das 8h na Sede do CRF, em Belém, e nas Seccionais Sudeste e Oeste. Espero contar com vários colegas em mais um momento de celebração e integração da classe farmacêutica em nosso Estado.

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Setembro 2012

Caros(as) colegas,

Mais uma vez venho compartilhar com vocês o orgulho em ver nossa profissão alavancando. No dia 27 de agosto inauguramos a segunda Seccional do CRF/PA, que irá atender as demandas dos profissionais do Oeste do estado. Localizada em Santarém, a nova Seccional representa a diminuição de distâncias entre o Conselho e os farmacêuticos da região, contribuindo para a agilidade das resoluções burocráticas.

Para firmar mais essa conquista, um mês depois realizamos o IX Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Oeste. Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior, em Santarém.

Ainda no mês de setembro, realizamos o primeiro Encontro de Capacitação de Fiscais Farmacêuticos. A grande repercussão desta atividade possibilitou a participação de fiscais de outros Conselhos Regionais de Farmácia, a exemplo de Alagoas, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pernambuco, Sergipe e São Paulo. Nossa intenção foi oportunizar a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população, para que esta tenha segurança no momento de compra de medicamentos.

No dia 25.09, comemoramos o Dia Internacional do Farmacêutico. Para registrar a data, promovemos um café da manhã na Sede e Seccionais do CRF/PA. Co isso, tive a oportunidade de rever muitos colegas e, inclusive, conhecer novos profissionais.

No mais, caros farmacêuticos, eu queria tocar em um ponto importante, as Eleições para o Executivo e Legislativo se aproximam. E nós, farmacêuticos, além de profissionais somos cidadãos com responsabilidade de encaminhar o futuro das cidades, o futuro da vida em comunidade. Concretizar mudanças sociais requer certa consciência que precede o ato de votação.  Para fomentar avanços é necessário pensar além do benefício individual, mas em quem apresenta propostas realmente pautadas em um projeto de sociedade.

Tendo em vista que a partir do sufrágio, o farmacêutico é capaz de intervir e assumir o compromisso de mudar a realidade da saúde pública. O CRF/PA entrevistou os candidatos à prefeitura de Belém, para que a classe tivesse acesso às propostas deles em Relação à Assistência Farmacêutica. O Resultado você pode conferir no link:

Eleições 2012. Veja o que os candidatos pensam sobre Assistência Farmacêutica.

Por fim, deixo-lhes um forte abraço e o desejo de uma eleição tranquila.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Outubro 2012

Prezados(as) colegas,

O ritmo de atividades no mês de outubro foi bastante intenso. No dia 08 de outubro despachei na seccional de Marabá atendendo a demanda de farmacêuticos e empresários daquela região.

No dia 17.10 participei do VIII ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE FARMÁCIA, onde foram abordados temas voltados à formação dos novos farmacêuticos e discutidas as ações que os CRFs tomarão para que possam ajudar nesse processo de formação não somente acadêmica, mas também cidadã.

No dia 18.10 participei da plenária do Conselho Federal de Farmácia para discutir as ações relacionadas ao estado do Pará.

Nos dias 22 e 23.10 participei na qualidade de organizador do I ENCONTRO NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE PRESIDENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA, que teve a adesão de 18 estados. Este foi, sem dúvida, um momento importante para a uniformização de procedimentos das regiões limítrofes, pois muitas questões políticas relacionadas à inserção do farmacêutico no mercado de trabalho público e privado foram elencadas. Os atos administrativos também foram alvo de excelentes debates envolvendo a atuação dos CRFs. Leia mais informações em www.crfce.org.br

Nos dias 25 e 26.10 estive na cidade de Redenção, visitando as instalações das Faculdades Integradas do Carajás, onde pude ministrar conferência sobre a importância e o papel do farmacêutico no mercado de trabalho para mais de 60 alunos e farmacêuticos presentes. Durante a visita ao município, também reuni com o prefeito eleito Vanderlei Coimbra e conversei sobre as estratégias para o uso racional de medicamentos alicerçado na presença do farmacêutico, tanto nas UMS quanto na vigilância sanitária e nas drogarias. A conversa foi muito produtiva e o CRF se dispôs a enviar equipe ao município para preparar um diagnóstico e, assim, auxiliar na promoção de nosso conceito junto à sociedade naquela região.

Hoje (30.10), em Plenária, definimos a realização do concurso público que o CRF irá fazer, oportunizando vagas em diversas áreas, em especial para a fiscalização que será regionalizada, tendo vagas para lotação em Belém, Marabá e Santarém. Em breve, após a adoção das medidas administrativas cabíveis, iremos divulgar o Edital, que sairá ainda este ano.

Para além da agenda de compromissos, tivemos a oportunidade de oferecer capacitação aos funcionários do CRF/PA, com o objetivo de mantê-los informados e qualificados para prestar um excelente atendimento ao público. No dia 19.10, todos os funcionários do Conselho participaram de um treinamento com o Dr. Adilson Batista Bezerra, delegado da Polícia Federal e ex-chefe de inteligência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os funcionários discutiram sobre a responsabilidade criminal farmacêutica no combate à pirataria de produtos submetidos à Vigilância Sanitária. Apesar de não serem farmacêuticos, foi de extrema importância para os servidores obterem informações sobre a legislação que pune os crimes cometidos contra a saúde pública, uma vez que os mesmos atuam com autos de infração e a regularização do exercício da profissão. Assim, os funcionários poderão orientar, de forma esclarecedora, as partes envolvidas em comercialização de medicamentos.

Também neste dia participamos de uma reunião com o então candidato a Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o único que recebeu as nossas propostas de trabalho para a inserção dos farmacêuticos na SESMA e o pedido de melhorias de salários e condições de trabalho.

No mais, mais uma vez disponibilizamos no site do CRF/PA o parecer sobre a prescrição por odontólogos, enfermeiros e veterinários. A nota já havia sido divulgada no mês de junho, mas diante de muitas solicitações e questionamentos, reforçamos a publicidade do parecer do Conselho Federal de Farmácia sobre a prescrição de medicamentos por outras categorias de saúde.

 

Um forte abraço a todos!

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Novembro 2012

Prezados (as) colegas,

Chegamos ao fim de mais um mês de intensas atividades no cenário farmacêutico paraense. E o saldo das conquistas alcançadas em 2012 foi extremamente positivo tanto para a sociedade, quanto para a classe farmacêutica. É notório que tudo o que foi alcançado – a exemplo da inauguração das seccionais Sudeste e Oeste; firmamento do Termo de Ajustamento de Conduta no município de Castanhal; as estratégias de educação continuada em toda a extensão do Estado, entre outros – foi benéfico para assegurar, primordialmente, um serviço valoroso que é prestado à sociedade por profissionais extremamente capacitados e, sobretudo, humanizadores.

Enquanto representante do Conselho Regional de Farmácia do Pará, só tenho a agradecer a todos os personagens que fizeram e fazem parte de todas as lutas travadas durante um ano tão desafiador e gratificante e que ainda não acabou.

Porém, apesar do clima de fim de ano, as atividades do CRF/PA continuam a todo vapor. E para garantir a melhoria do quadro atual, no último dia 19.11 participei de uma plenária que discutiu assuntos relacionados ao cotidiano farmacêutico e aos possíveis aprimoramentos internos do Conselho. Já no dia 21.11, estive no município de Marabá, onde participei de uma série de reuniões na Seccional Sudeste visando aparar possíveis arestas e aperfeiçoar o atendimento e serviços prestados aos profissionais da região.

No dia 22.11, participei de audiência na Promotoria de Justiça de Marabá. A audiência teve como pautas a presença do profissional farmacêutico em tempo integral nas farmácias, tema de suma importância para o Conselho e também o licenciamento indevido por parte da Vigilância Sanitária Municipal que estava emitindo licença sem o CRT expedido pelo CRF, tal fato foi detectado por nossa fiscalização e oferecemos denúncia que resultou na interdição de mais de 10 estabelecimentos irregulares.

Nos dias 23 e 24.11, tive o imenso prazer de participar do III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Amapá, que trouxe como tema os novos horizontes na valorização e capacitação profissional  como forma de integrar a região Norte e mostrar ao Brasil que podemos oferecer serviços farmacêuticos de qualidade e temos conseguido caminhar juntos para diminuir as distâncias q nos afetam em alguns momentos.

Nos dias 26 e 27/11, estive em Santarém, onde participei de duas proveitosas reuniões na Seccional Oeste a respeito de atividades executadas e possíveis novos projetos e do grande momento que foi a terceira edição do Curso de Atualização Farmacêutica em Santarém, curso que aglutinou mais de 300 profissionais e estudantes em busca de capacitação e também pude acompanhar a criação da nova Associação de Farmacêuticos de Santarém que surge com um novo vigor e que foi fruto de diversas reuniões entre os mais experientes e jovens farmacêuticos que deverão se unir em um momento que se apresenta de forma muito bela para o município Santareno.

Por fim, dezembro começa com a possibilidade de arrematar todas as conquistas alcançadas no ano. E a certeza é de que o Conselho Regional de Farmácia do Pará assegurará a prestação de um serviço adequado e subsidiará o profissional farmacêutico com o melhor para o exercício da profissão, algumas ações estão sendo planejadas e ainda temos alguns alicerces pra firmar ainda este ano, aguardem as novidades.

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Dezembro 2012

Prezados (as) colegas,

Chegamos ao fim de mais um ano. Na história do Conselho Regional de Farmácia do Pará, o ano de 2012 se consagra como mais um ano repleto de conquistas e avanços no setor farmacêutico, não somente relacionado ao provimento de serviços diretamente ligados ao profissional, mas também para a sociedade de forma geral. Avanços que diminuíram distâncias, aproximaram farmacêuticos e, sobretudo, fomentaram as conquistas de forma a reafirmar o valor da profissão frente a sociedade.

É importante destacar duas grandes conquistas que tivemos nesse ano: a inauguração das novas Seccionais; uma para atender os farmacêuticos do Sudeste e outra no Oeste do Pará. A criação dessas Seccionais visa justamente garantir um acompanhamento estreito e direto aos profissionais alocados nessas regiões. Para além disso, este ano tivemos mais um TAC assinado. O firmamento do Termo de Ajustamento de Conduta em Castanhal contribuiu de forma plena para assegurar um serviço de qualidade à sociedade por meio da orientação farmacêutica

Os Cursos de Atualização e Ciclo de Conferências deram andamento a um processo de Educação Continuada que sempre foi priorizado pelo CRF/PA e que procura preparar cada vez mais o profissional farmacêutico. Enfim, agradeço a todos que participaram direta ou indiretamente de todas essas conquistas e tenho certeza que mais vitórias serão alcançadas em 2013.

E para isso, as atividades já começaram esse mês. Estive em Brasília no dia 04.12 para reunião e Plenária no Conselho Federal de Farmácia, onde discutimos a proposta de fixação de novos valores de anuidades e taxas. A reunião resultou na publicação da Resolução de Diretoria Colegiada nº 569, que determinou tais valores debatidos no encontro. No dia 11.12, participei também de outra plenária que tratou sobre assuntos diversos relacionados a projetos atuais e futuros.

No dia 13.12, estive no estado de São Paulo para reunir com o presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Dr. Pedro Eduardo Menegasso.  Tal proximidade é fundamental para possibilitar ações conjuntas que favoreçam a classe em nível nacional. De volta ao Pará, estive em Parauapebas no último dia 17.12, onde participei de reunião com farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos farmacêuticos no município, junto com os colegas Dr. Pedro Gallotte e Dr. Franklin Miranda.

Por fim, me despeço desse ano com um sentimento de realização e satisfação por ter participado de todos os avanços que o Conselho Regional de Farmácia do Pará vivenciou. E tenho certeza que o próximo ano será ainda mais proveitoso.

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará