ENTREVISTA FARMACÊUTICA: estratégias para garantir o uso racional de medicamentos pelos idosos — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3486
post-template-default,single,single-post,postid-3486,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

ENTREVISTA FARMACÊUTICA: estratégias para garantir o uso racional de medicamentos pelos idosos

ENTREVISTA FARMACÊUTICA: estratégias para garantir o uso racional de medicamentos pelos idosos

Alterações físicas e cognitivas são responsáveis por gerar grande parte das dificuldades no manuseio de medicamentos pelos idosos, o que os expõe a situações de risco, inclusive de morte. O alerta é do farmacêutico DR. DANIEL TENÓRIO. Ele explica que os idosos, quase sempre, fazem uso simultâneo de vários medicamentos para o tratamento de doenças crônicas e degenerativas desenvolvidas nessa faixa etária. O uso de polifarmácia, por si só, representa um grande risco à saúde, devido à possibilidade de os medicamentos interagirem entre si e produzirem efeitos indesejáveis.

O problema pode ser agravado, com os empecilhos que os idosos enfrentam para manusear corretamente os medicamentos, devido às suas limitações físicas e de entendimento. DR. DANIEL TENÓRIO informa que existem estratégias a serem adotadas pelos familiares, pelos próprios idosos e pelos farmacêuticos, com vistas a contornar essas dificuldades, fazendo com que os medicamentos sejam usados, racionalmente.

DR. DANIEL TENÓRIO é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (19.10.16). Ele falará sobre o tema, realçando o papel do farmacêutico nesse cenário do uso de medicamentos pelos idosos. A entrevista vai ao ar, a partir das 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

SOBRE O ETREVISTADO: DANIEL TENÓRIO é farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Ciências da Saúde. É professor de Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus de Petrolina (PE). Na Universidade, ele coordena o Grupo de Estudos em Geriatria e Gerontologia. 

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”, com vistas a levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO
. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: CFF

Nenhum comentário

Deixe um comentário