CRF-PA | Dia Municipal do Farmacêutico em Belém

Dia Municipal do Farmacêutico em Belém

A capital paraense foi o berço de inúmeros avanços da profissão farmacêutica, da sua consolidação e respeito perante a sociedade. Aqui foram dados os primeiros passos de resoluções que garantiram a empregabilidade farmacêutica, ações sociais (vide nosso famoso Pai D’Égua), cursos de capacitação e realizações inesquecíveis de congressos!

Hoje, 01.06, celebramos o Dia Municipal do Farmacêutico em Belém, e nada mais justo do que comemorarmos os avanços da profissão na capital. Na última década, a profissão cresceu e não foi pouco. Contando com a forte participação do seu conselho de classe, os números evidenciam: mais empregos, mais faculdades, mais profissionais farmacêuticos!

Belém foi a nascente de diversos cursos ofertados pelo CRF/PA – como Ciclos, Seminários, Workshops, Farmacêuticos S/A, Cursos de Capacitação e muitos outros. A maioria deles, de tão bem sucedidos, se expandiram para todo o território paraense. Tão pioneira que é, a cidade das Mangueiras atualmente recebe, por ano, cerca de 20 cursos de capacitação do CRF/PA, voltados exclusivamente para farmacêuticos e acadêmicos de farmácia.

Após a efetivação da integralidade farmacêutica, em 2011, a oferta de empregos aumentou consideravelmente, na época com 950 firmas e mais de 1440 profissionais – cheios de novas possibilidades. De lá para cá, a profissão ganhou uma nova cara, mais respeitada, mais valorizada! Com isso, novas faculdades abriram e hoje contamos com 7 cursos de farmácia em Belém. Isso indica que, por ano, cerca de 200 profissionais farmacêuticos se formam e adentram o mercado regional, levando mais segurança e mais cuidado à população!

Obrigado, Belém! Por ter recebido também o primeiro TAC da região e nos permitido levar isso a 53 outros municípios do estado, em apenas 10 anos. O pilar feito pelas entidades, foi alicerçado pelo profissional farmacêutico – que ocupa positivamente seus espaços de atuação!
É um orgulho para o CRF/PA e para a categoria, olhar para trás e ver o quanto crescemos e nos fortalecemos. Nesse dia tão especial, vale relembrar um pouco da nossa história, como categoria e entidades caminharam juntas e fizeram com que esse momento se eternizasse! Acesse o link e confira o momento em que foi aprovado o primeiro Projeto de Lei do Brasil para criação do Dia Municipal da profissão farmacêutico : https://bit.ly/2HeNw1i

E para materializar esse dia, o Conselho Regional de Farmácia do Pará realizou seu tradicional Café da Manhã na sede em Belém. Um momento único de confraternização e celebração entre os profissionais da área.

A farmacêutica Dra. Brenda Batista afirma que para ela essa data é um marco para a profissão. “Esse dia relembra um momento histórico da profissão farmacêutica na capital paraense. Através dele, podemos comemorar nossas conquistas na região metropolitana – como a valorização da profissão no mercado local, além da criação da assistência farmacêutica integral que criou mais empregos”, conta a farmacêutica.