CRF-PA | Área de Atuação
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
516
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-516,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Área de Atuação

Onde o profissional atua?

A origem de nossa profissão milenar data de 200 d.C com Galeno, seguidor de Hipócrates o Pai da Medicina, que organizou o primeiro compêndio de técnicas de manipulação de ervas e drogas com a finalidade de curar as mais diversas doenças conhecidas à época.

 

Desde então, o farmacêutico é o responsável pela arte de preparar medicamentos, seja nas farmácias de manipulação (magistral ou homeopática), seja nas grandes indústrias de medicamentos.

O farmacêutico é o profissional da área de saúde que possui uma formação acadêmica voltada para as ciências farmacêuticas, mas também com conteúdo em outras áreas científicas, como exemplo:

 

  • Ciências exatas: química analítica, química orgânica, físico-química, matemática, estatística, etc.;
  • Ciências biológicas: fisiologia, biologia molecular, bioquímica, parasitologia, microbiologia, etc.;
  • Ciências humanas: administração de empresas farmacêuticas, fundamentos de sociologia, antropologia e psicologia.

Desta forma, o farmacêutico possui vasta área de atividade profissional, que hoje soma 73 atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia e que varia desde a acupuntura, toxicologia até a realização de exames de DNA.

 

Podemos dividir a atuação do farmacêutico em três grandes áreas: Medicamentos, Análises Clínicas e Análises de Alimentos. Entretanto, a área de medicamentos pode ser considerada a de maior atuação farmacêutica. No Brasil, a área de Análises Clínicas é a segunda maior área de atuação do farmacêutico, de onde deriva o importante papel no diagnóstico clínico, bem como a pesquisa de novas tecnologias de diagnóstico e na área de hemoderivados.

 

Atualmente, a atuação fundamental do farmacêutico reside na Assistência Farmacêutica prestada nas farmácias e drogarias de todo o país, onde é o responsável pela orientação acerca do uso racional dos medicamentos e a prestação de serviços farmacêuticos das mais diversas naturezas, como, aferição de pressão arterial, medida de parâmetros bioquímicos, administração de medicamentos, etc.

 

Outra área de ação essencial está na Farmácia Hospitalar, onde o farmacêutico tem a responsabilidade de gerir os insumos mais importantes de um hospital, que são os medicamentos e correlatos, além de possuir função decisiva em outras áreas como a de prevenção da infecção hospitalar.